Ações do Janeiro Branco se estendem ao longo do ano
Em 2014 surgiu o Janeiro Branco, campanha que visa debater temas direcionados a problemas, transtornos e a importância da saúde mental. A saúde mental está amparada em quatro grandes pilares, gerando o tão sonhado equilíbrio: sono reparador, atividade física, alimentação saudável e relacionamentos sociais produtivos e harmoniosos.
Embora a campanha tenha foco no mês que iniciamos um novo ciclo, jornada e recomeço, os cuidados precisam ser mantidos durante todo o ano. Ainda mais com 2020 deixando algo totalmente inimaginável, ainda sem uma solução segura em 2021: a pandemia do coronavírus acabou afetando diretamente os principais aspectos relacionados à saúde mental.
O sono de muitas pessoas passou a ser interferido pela ansiedade, o que altera o humor e a disposição para a atividade física. Essa, que por vezes era praticada ao ar livre e em academias, também foi afetada e a alimentação, para muitos, tornou-se a “válvula de escape”. E as relações sociais ficaram prejudicadas pelo isolamento e pelo distanciamento.
Com esse panorama, cabe filtrar as informações que vêm da mídia e, principalmente, das redes sociais, além de organizar a gestão do tempo para que o investimento nos meios digitais possa favorecer positivamente
Assim, neste ano, diferentemente das outras edições e seguindo a sugestão dos organizadores oficiais, o Curso de Psicologia privilegia as ações através das redes midiáticas. Juntamente com o Diretório Acadêmico, desenvolvemos campanhas nas redes sociais, alertando para o cuidado com a saúde mental.
Além disso, meios de comunicação como rádio e jornal também estão sendo usados para divulgação da Campanha, uma vez que, ao podermos conhecer melhor sobre o emocional, temos condições de dominá-lo melhor. Nos próximos dias será divulgado também um vídeo com outros profissionais, como médicos e nutricionistas, falando sobre os cuidados com o corpo e a mente.
Atrelado a isso, no último dia 20 foi realizado um encontro síncrono alusivo ao Janeiro Branco com a Professora Magda Colao, que coordena o Grupo Chá, Bolacha e Freud, integrando as atividades deste mês. Ações como essas podem auxiliar a todos a se responsabilizarem por suas escolhas e, dessa forma, equilíbrio e cuidado podem estar presentes em nossas vidas de maneira mais efetiva não somente em janeiro, mas durante todo o ano.