Ações para a comunidade marcarão a 20ª Movelsul
Para comemorar as 20 edições da Movelsul Brasil, o Sindmóveis criou ações que envolvem a comunidade local e reforçam a mensagem de que Bento Gonçalves é o principal polo moveleiro do país. O projeto “Somos Móveis” convida à reflexão sobre a importância que a indústria moveleira tem para o município e como os frutos deste setor romperam fronteiras e chegaram a todo o mundo. “Queremos devolver para a comunidade todo o carinho que Bento Gonçalves sempre deu para a feira”, destaca o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio.
Além de um portal de memórias na internet e de um evento itinerante de janeiro a março, período que antecede a feira, a Movelsul Brasil quer deixar uma herança para a comunidade sob a perspectiva do design: a revitalização dos brinquedos da praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, junto à “Igreja Redonda”. Para viabilizar a ação, o Sindmóveis convidou os estúdios Bria Design, Eduardo Nuncio, Intervento Design, Studio Marta Manente, Projeto 3 e UNT Design a criar novas peças para o parquinho. Os designers já começaram a desenvolver os brinquedos; entretanto, os trabalhos ainda são mantidos em sigilo. Um evento de inauguração será realizado em janeiro, marcando o início das comemorações das 20 edições de Movelsul Brasil.
Tecchio explica que a praça foi escolhida por ser uma das mais frequentadas, especialmente aos finais de semana. “A feira vai sair dos limites do Parque de Eventos. Queremos envolver a comunidade e deixar um legado para a cidade”, define. O projeto segue as normas vigentes de fabricação e o suporte de um arquiteto responsável. A produção dos brinquedos ficará a cargo do Sindmóveis e a instalação terá o apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente e Turismo. A entidade já estuda a possibilidade de ampliar a ação para outras praças. “Buscamos inspiração em outras cidades do mundo, que também utilizam suas particularidades como atrativos turísticos, seja em orelhões ou paradas de ônibus. Como somos a cidade que ‘respira’ o móvel, queremos explorar essa característica e difundi-la”, comenta.
De janeiro a março, um monumento com a frase “Somos Móveis” percorrerá a cidade de forma itinerante. Segundo Tecchio, a intenção é criar uma marca, um ponto de referência que exalte um dos atributos da cidade: o principal polo moveleiro do país. A ideia foi inspirada em outras cidades, como Amsterdã, capital da Holanda, cujo letreiro escrito “I amsterdam” é uma das atrações turísticas mais famosas e parada obrigatória para fotografias.
Na web, a história da Movelsul Brasil será contada em formato de linha do tempo, com todo o material captado nos bancos de imagens do Sindmóveis. O arquivo será transformado em uma rede social colaborativa e informativa. O site, que deverá ser lançado ainda neste ano, será interativo e quem tiver contribuições poderá incluí-las no portal. A ideia é que esse seja um grande arquivo público da trajetória da feira. Além disso, a comunidade será convidada a compartilhar todas as ações com a hashtag #SomosMóveis.
A feira
Desde 1977, a Movelsul Brasil ampara o fortalecimento da indústria moveleira de Bento Gonçalves, tendo sempre presente que, em torno de uma indústria e de sua produção, desenvolve-se a sociedade. A 20ª edição da maior feira de móveis da América Latina para lojistas e especificadores ocorrerá de 14 a 18 de março de 2016, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.