• Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini Sistema de Saúde

Acordos podem render parcerias de Bento com as cidades de Abu Dhabi e Victoriaville

  • Vinícola Garibaldi

Dois projetos de acordos bilaterais com municípios estrangeiros podem render resultados interessantes para Bento Gonçalves nos próximos meses. Após apresentar as propostas de cooperação às cidades de Abu Dhabi – capital dos Emirados Árabes Unidos – e Victoriaville, no Canadá, a prefeitura espera agora pelo retorno que pode viabilizar futuros intercâmbios técnicos e parcerias comerciais.

No caso de Abu Dhabi, para onde o prefeito Guilherme Pasin viajou entre os dias 18 e 26, a convite da Federação de Jiu-Jítsu do país, para prestigiar a final do Mundial da modalidade, a motivação esportiva pode garantir a aproximação entre as duas partes. Além de sediar o projeto “Jiu-Jítsu para todos”, que envolve mais de 500 crianças no contraturno escolar, Bento Gonçalves foi escolhida para sediar, nos dias 28 e 29 deste mês, uma das seletivas do campeonato de 2017 e luta para trazer a final, em fevereiro. Aproveitando a exposição, o Poder Público sugeriu aos árabes a implantação de um centro de treinamento da arte marcial em Bento, que tanto poderia receber instrutores estrangeiros e fortalecer a atividade local como capacitar professores locais para buscarem novas oportunidades fora do Brasil.

Por meio dessa nova porta, Pasin acredita que outros vínculos podem ser estabelecidos, inclusive para a comercialização de produtos como móveis e suco de uva, criando um “acordo guarda-chuva”. “Nós temos hoje uma grande dificuldade de entrar naquele mercado, mas cada vez mais o Brasil está no radar de investimentos deles. Nós precisamos destes investimentos e eles estão em constante busca de diversificação de sua economia”, avalia. Ainda não há, contudo, um prazo definido para uma resposta.

Tecnologia limpa
A proposta de cooperação apresentada a Victoriaville foi entregue há cerca de dois meses, e teve apoio da Fundação Proamb para estreitar a conversa do prefeito com o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone. Situada na província canadense de Quebec, a cidade de pouco mais de 38 mil habitantes atraiu os olhares bento-gonçalvenses por ser reconhecida como um polo produtor de tecnologia limpa. Pasin defende que é preciso “agilizar a transformação” industrial de Bento. “Se a gente permanecer nessa matriz setorial em que estamos, nosso futuro pode não ser tão promissor. Hoje, estamos exportando capital intelectual, porque o nosso mercado não consegue absorver isso”, conclui o prefeito.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também