Acusado de homicídio é preso em Bento Gonçalves

A Polícia Civil de Bento Gonçalves prendeu preventivamente na manhã desta sexta-feira, dia 25, um jovem acusado de um homicídio ocorrido no dia 9 de março deste ano no bairro Planalto. Ele também é suspeito de ter praticado uma tentativa de homicídio no último dia 9 de julho, no Ouro Verde. Jéferson Reginaldo da Silva, também conhecido como Kike, de 24 anos, foi encaminhado à delegacia onde prestou depoimento durante a manhã e depois foi conduzido ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves. 

Participaram da operação no total 15 policiais, sob o comando da delegada titular da 1° Delegacia de Polícia (1ªDP), Maria Isabel Zerman, com apoio de policiais da 2ª Delegacia de Polícia (2° DP), Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O jovem foi preso na casa da namorada, no loteamento Bertolini.

Segundo a delegada titular da 1ª DP, a ação tinha por objetivo o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e um de prisão. “Nos mandados de busca, nós não conseguimos encontrar armas, drogas ou outros objetos de procedência ilícita. Mas conseguimos com êxito cumprir o mandado de prisão”, disse.

Para Maria Isabel, o histórico do acusado motivou o pedido de prisão. “Ele é acusado de um homicídio ocorrido no início do ano no bairro Planalto e mais essa tentativa de homicídio ocorrida no começo de julho no Ouro Verde. Ele também é vítima de outras duas tentativas de homicídio. Além dessas ocorrências ele teria ameaçado testemunhas desse último caso. Devido a tudo isso é que pedimos a prisão dele”, explica.

Tráfico de drogas

Quanto ao possível envolvimento do acusado com tráfico de drogas, a delegada afirmou que a hipótese não foi confirmada. “Uma das denúncias dava conta que havia comércio de entorpecentes em uma das residências na qual cumprimos mandados, entretanto nada foi localizado. A arma também não foi encontrada, porém o veículo utilizado nessa última tentativa de homicídio foi apreendido pela polícia”, revela.

Legítima defesa

O advogado do acusado, Luís Roberto Tavares, explicou a situação do jovem. “O Jéferson se envolveu em uma ocorrência no bairro Planalto e desde então vem sendo vítima de tentativas de homicídio. Nesse último episódio, que desencadeou a prisão, na verdade ele figura como vítima também”, conta. Segundo Tavares, o acusado teria se defendido de uma agressão. “Ele apenas se defendeu do ataque de uma pessoa do mesmo bairro e diante desse ataque ele fez aquilo que era necessário para zelar pela própria vida. Nesta ocorrência, se houve uma resposta dele é porque temeu pela vida e esse é um direito de qualquer um”, alega.

O advogado declarou que o momento agora de avaliação da situação para posteriormente se reportar ao judiciário pedindo a revogação da prisão. “No caso do homicídio [bairro Planalto] não houve prisão porque a defesa apresentou toda documentação pertinente e provou que ele tem residência própria e emprego, além de a versão dele ter sido condizente, ou seja, ele apenas se defendeu, foi uma briga generalizada, por isso não houve o pedido de preventiva nesta ocasião, tendo em vista os elementos que nós demonstramos. Agora, vamos nos reportar ao juiz pedindo a revogação. Caso não seja atendido, nós poderemos ativar Porto Alegre para fazer esse pedido de habeas corpus”, explica.

Jovem foi orientado a deixar a cidade

A orientação da defesa era para que Jéferson saísse da cidade. “A nossa orientação, no início, era de que ele fosse para outro local e não permanecesse em Bento Gonçalves, porque ele foi bastante ameaçado, tanto que foi vítima de duas tentativas de homicídio, e esses fatos estão sendo esclarecidos. Mas como tem trabalho e família, aqui na cidade, isso não foi possível”, lamenta. 

Reportagem: Jonathan Zanotto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.