Adaptação à dentadura leva tempo

Pessoas que perderam os dentes em decorrência de doenças ou lesões, podem ter o sorriso restaurado e retomar as principais atividades do dia a dia, como comer e falar, com o uso de próteses, também conhecidas como dentaduras. No entanto, acostumar-se ao uso delas pode exigir um período de adaptação.

Dentaduras novas podem provocar uma sensação estranha por algumas semanas. É possível que pareçam frouxas até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-las em posição. Não é incomum surgirem irritações ou feridas. Outro sintoma típico é o aumento temporário da quantidade de saliva. Os problemas tendem a diminuir com o passar do tempo e podem ser necessárias uma ou mais consultas de acompanhamento com o dentista.

Alimentar-se é uma das atividades que exigirá um pouco de prática. A orientação é que a pessoa comece com alimentos moles, cortados em pedaços pequenos e mastigue-os lentamente, usando os dois lados da boca ao mesmo tempo, para evitar que as dentaduras se desloquem. Gradativamente outros alimentos podem ser incluídos na dieta. O cuidado deve ser redobrado com comidas quentes ou duras e ossos ou cascas com pontas afiadas.

Pronunciar certas palavras também pode exigir exercício. Ler em voz alta e repetir as mais complicadas pode ajudar. Se a dentadura fizer barulho durante a conversa, o indicado é falar mais devagar. A estrutura também pode escorregar, especialmente ao rir, tossir ou sorrir. Se isso ocorrer, os especialistas ensinam a reposicioná-las mordendo delicadamente e engolindo.

Qualquer dúvida ou problema relacionado à adaptação deve ser esclarecido junto ao dentista.

Saiba mais

O que são próteses?

São substitutas para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Existem dois tipos principais: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Quais os tipos de prótese?

Total Convencional (dentadura): é colocada na boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses durante os quais a pessoa poderá ficar sem dentes.

Prótese Total Imediata: é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. O dentista tira as medidas e faz as moldagens dos ossos maxilares durante uma consulta. Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subsequentes a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Prótese Parcial Removível: consiste em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais. Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios. Próteses desse tipo oferecem uma alternativa móvel para as pontes.

Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar?

Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática. É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar. O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração não são incomuns. No caso de irritação, consulte seu dentista.

Qual a durabilidade das próteses?

Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Essas alterações fazem com que a prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. É recomendado consultar um dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.

Dicas

*Quando manusear a prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda;

*Não deixe a prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois pode ocorrer deformação;

*Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultrassônico pode ser utilizado para cuidar da prótese, mas não substitui uma escovação cuidadosa diária;

*Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa;

*Visite seu dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não tente ajustá-la sozinho, pois isto poderá danificá-la ainda mais.

 

Por Colgate

Fonte: Portal Minha Vida (www.minhavida.com.br)

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA