Adeus, fila do Sine

Passar madrugadas esperando para conseguir uma senha e poder encaminhar o seguro-desemprego, muitas vezes sem sucesso, não deve mais ser realidade em Bento Gonçalves. Há duas semanas, a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município adotou uma nova sistemática de atendimento. Agora, o segurado deve agendar seu horário, comparecendo na agência do Sine de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelos telefones 3452 4824 e 3451 5822. O objetivo da mudança é acabar com as longas filas que se formavam em frente ao órgão durante a madrugada e os consequentes problemas, como a venda de lugares.

Segundo o coordenador do Sine, Eugênio Rizzardo, a ideia surgiu em virtude de denúncias e para garantir a segurança dos usuários do serviço. “Chegavam até nós informações de ameaças e venda de lugares, mas nada que pudéssemos provar. Além disso, apesar de não haver necessidade, muitas pessoas passavam toda a madrugada esperando para a distribuição de senhas e ficavam sujeitas a assaltos e às condições climáticas, como frio e chuva”, detalha.

Rizzardo conta que, mesmo com a mudança, amplamente divulgada através de cartazes fixados na fachada do Sine, muitos ainda insistem em permanecer por horas na fila. “Elas estão diminuindo gradativamente. Esperamos, em breve, acabar de vez com essa prática”, diz Rizzardo. O coordenador conta ainda que, logo após a decisão de mudar a forma de encaminhamento, foi feito um mutirão para atender à demanda reprimida. Em três dias, os colaboradores da agência se dedicaram exclusivamente ao seguro-desemprego, encaminhando uma média de 200 pedidos. 

Como agendar

O agendamento pode ser solicitado na agência do Sine ou por telefone. “É preferível que o contato seja feito pessoalmente, pois é feita uma pré-triagem da documentação necessária. Às vezes falta um carimbo ou alguma via que podem ser providenciados antes de encaminhar o seguro-desemprego e isso facilita o processo. Essa verificação antecipada também evita transtornos desnecessários, pois já houve casos em que a pessoa não tinha direito ao benefício e, por desconhecimento, ficou várias noites na fila e juntando documentação, em vão”, explica. Independentemente da forma como é feita a marcação do horário, é necessário informar o nome completo, o número do PIS e um telefone para contato. O encaminhamento está sendo agendado para o período da manhã, a partir das 8h – o Sine funciona também ao meio-dia. O tempo estimado para atendimento é de 20 minutos e são agendados, em média, 25 processos por dia.

Venda de lugares na fila

Antes do sistema de agendamento, a venda de vagas na fila de espera vinha sendo um problema recorrente. Algumas pessoas passavam a madrugada em frente à agência para conseguir os primeiros lugares e comercializá-los aos que chegassem mais tarde e que não teriam chances de receber a senha para atendimento. O preço pela comodidade variava de R$ 50 a R$ 200 segundo denúncias de leitores ao SERRANOSSA. “Apesar de ser um absurdo, em determinado momento precisei comprar. Já havia ido três noites, sem sucesso, mesmo quando eu chegava antes das 2h”, relatou uma das leitoras, por telefone. Ela pediu para não ser identificada. 

Uma auxiliar administrativa de 21 anos, cujo nome também será preservado, não chegou a pagar pelo lugar na fila, mas confirma ter presenciado a prática. Ela foi ao local duas vezes, mas não conseguiu encaminhar o benefício em nenhuma das oportunidades. Segundo ela, era preciso chegar às 23h do dia anterior para ter chances de receber uma senha. A bento-gonçalvense presenciou um homem comercializando seu lugar por R$ 50. Sem expectativa de conseguir atendimento, ela acabou indo para Veranópolis para requerer o benefício. Na cidade vizinha, chegando às 14h30, foi atendida imediatamente. Segundo o coordenador do Sine, Eugênio Rizzardo, esse intercâmbio entre agências da região é um dos problemas que será resolvido em breve com a nomeação de novos servidores para Caxias do Sul, de onde vêm muitos beneficiários.


Reportagem: Elisa Rossi Kemmer e Greice Scotton


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.