Agência 123 Milhas suspende pacotes e passagens promocionais; Ministério do Turismo irá investigar

A medida afetará viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A agência de viagens 123 Milhas anunciou na sexta-feira, 18/08, que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional. A medida afetará viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

“Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023”, diz comunicado publicado no site da empresa.

A agência também informou que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, contudo, a devolução será feita em “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes”.

Conforme a companhia, os vouchers poderão ser usados em produtos da 123 Milhas. Porém, no comunicado, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.

“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, diz a nota da companhia.

Ministério do Turismo se manifesta

O Ministério do Turismo e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), anunciaram neste sábado, 19/08, que devem investigar os cancelamentos de pacotes turísticos da agência de viagens 123 Milhas.

“O Ministério do Turismo considera grave o anúncio da agência de viagens 123 Milhas, nesta sexta-feira, 18/08, de que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha ‘Promo’, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023”, diz nota a do ministério.

Além disso, a pasta informou também que vai avaliar a instauração de um procedimento investigativo junto com a Senacon para que a empresa esclareça as razões dos cancelamentos, identifique todos os atingidos e promova uma reparação de danos adequada.