Agosto e setembro têm mais lâmpadas queimadas

Os meses de agosto e setembro tradicionalmente concentram o maior volume de reclamações sobre iluminação pública, especialmente sobre lâmpadas queimadas. “O problema se repete todos os anos em função das variações de temperatura típicas do período e dos temporais”, explica o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Heber Moacir dos Santos. Pensando nisso, a secretaria já aumentou os estoques de lâmpadas e reatores.

As frequentes rajadas de vento e a variação climática ao longo do dia também são prejudiciais. Santos comenta ainda que o problema ocorre mais nos bairros do que na área central. “No centro há mais transformadores de luz e para-raios, o que evita que as descargas elétricas prejudiquem a iluminação pública”, salienta. 

Entretanto, o secretário destaca que a situação pode ser minimizada utilizando os canais da prefeitura, como o Fala Cidadão, um telefone destinado a atender às demandas da comunidade. Os pedidos para troca de lâmpadas devem conter as referências que permitam localizar o ponto afetado, como o nome da rua e o número da residência que fica em frente ao poste que precisa de reparo.

Em agosto e setembro de 2011, foram realizadas mais de 500 trocas de lâmpadas. Santos explica que o tempo máximo de espera entre a solicitação feita e o reparo é de 48 horas na área urbana. Na área rural, os distritos recebem os reparos pelo menos uma vez por mês.

A quem recorrer

Reclamações sobre iluminação pública devem ser feitas através do Fala Cidadão, pelo telefone 0800 979 6866. Os moradores dos distritos devem procurar a subprefeitura. Lembre-se de informar o nome correto da rua, um ponto de referência para casos de ruas menos conhecidas e o número da casa ou empresa que fica mais próxima ao poste que está com problemas. Isso agiliza a localização e garante que o conserto seja efetuado de forma mais rápida. Casos de queda de fios ou de cabos devem ser informados para a Rio Grande Energia (RGE) através do 0800 970 0900.

Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA