Agricultores recebem protetor solar
Os produtores rurais de Bento Gonçalves já podem fazer o cadastro para a retirada de protetores solares. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município recebeu 1.050 frascos de bloqueadores em creme com fator 30, adquiridos pelo governo do Estado. A iniciativa está prevista na lei 13.469/2010, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB), que dispõe sobre a prevenção e o combate às doenças associadas à exposição solar dos trabalhadores rurais, como o câncer de pele.
Bento Gonçalves faz parte de um projeto-piloto que abrange um total de 129 municípios gaúchos selecionados pela secretaria estadual da Saúde a partir de critérios técnicos, como maior incidência de câncer de pele. “Em parceria com o Hospital Tacchini, estivemos visitando o interior e percebemos que, em função da exposição solar ou a agrotóxicos, existem vários casos de câncer”, afirma a presidente do STR, Inês Fagherazzi.
Inês conta que em algumas situações a doença está em estágio avançando. “Existe o câncer de pele, o melanoma, que é percebido de forma tardia e, sendo assim, há pouco o que se fazer para reverter. Por isso é uma questão de prevenção. No sindicato os agricultores recebem todas as orientações sobre como aplicar o protetor. Estamos preocupados não só em manter nosso homem no campo, mas também com a saúde de cada um”, salienta.
Cada trabalhador rural terá direito a três tubos de protetor anualmente e, nesse período, o sindicato recomenda a realização de pelo menos uma consulta médica. “Os agricultores devem passar no sindicato para fazer o cadastro. Depois, são encaminhados à farmácia central, junto ao INSS, onde recebem o protetor solar. A retirada só poderá ser feita após o cadastro. Nós temos todo o controle de quantos frascos foram enviados para Bento Gonçalves. Até o momento, temos à disposição 1.050 unidades nessa primeira remessa, mas fomos contemplados com muito mais do que isso”, revela.
Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451 1470.
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.