Agroindústrias familiares ganham espaço na ExpoBento e na Fenavinho
Serão 60 agroindústrias familiares de todo o Estado e mais três expositores de artesanato indígena
Com um espaço ampliado para a agroindústria familiar, no pavilhão D, a 32ª ExpoBento terá um número recorde de estabelecimentos participantes. Serão 60 agroindústrias familiares de todo o Estado e mais três expositores de artesanato indígena. Concomitantemente, a 19ª Fenavinho contará com a participação de cinco vinícolas familiares do município: Della Mastela, Porão de Vale, Casa Zottis, Videiras Carraro e Vinícola Buffon, em um espaço diferenciado, adquirido pelo Sicredi. Festa e feira ocorrem até 21 de julho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Os empreendimentos participantes fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e contam com o apoio da Emater/RS-Ascar.
A extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Luciana Fagundes, relata que os agricultores do município passaram por muitas dificuldades no mês de maio, e algumas agroindústrias também foram afetadas em função de deslizamentos de terra que prejudicaram o acesso, o transporte e o escoamento de vários produtos de agroindústrias e vinícolas.
“A ExpoBento e Fenavinho, neste momento, são muito importantes para minimizar esses impactos e fazer a economia girar, dando espaço para que os pequenos agricultores vendam seus produtos. É importante que o público compareça, venha prestigiar, conhecer os produtos das agroindústrias, porque a economia gaúcha precisa ser fortificada, e principalmente os agricultores, que fazem parte do setor primário de produção, eles necessitam desse amparo para a comercialização, para que tenham renda e não sejam tão afetados economicamente”, frisa Luciana.