Alceu Dalle Molle é eleito presidente do Ibravin

Alceu Dalle Molle, 43 anos, foi eleito novo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Indicado pela Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul), Dalle Molle foi escolhido por unanimidade pelas entidades integrantes do Conselho Deliberativo do Ibravin na Assembleia Geral Ordinária realizada na manhã da última sexta-feira, dia 9, em Bento Gonçalves. Na ocasião, foram renovados os 11 membros titulares e suplentes do Conselho Deliberativo do Ibravin. O Conselho Consultivo foi renovado na quinta, dia 8. O vice será Eduardo Piaia, presidente do Sindicato Rural de Farroupilha, representando a Comissão Interestadual da Uva. O mandato de dois anos se inicia em 1º de janeiro de 2012. A posse oficial será em data a ser definida, na sede do Ibravin.

O novo presidente do Ibravin diz que irá dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto, que representa todo o setor vitivinícola brasileiro. “O Ibravin tem um planejamento bem ajustado, do qual eu participei ativamente, por isso a ideia é coloca-lo em prática, buscando sempre a harmonia e a coesão do setor”, afirma. Alceu Dalle Molle salienta que o ordenamento do setor, a promoção dos vinhos brasileiros no Brasil e no exterior são suas prioridades a frente do Ibravin, assim como a assistência técnica aos viticultores. “Só teremos bons produtos, vinhos, espumantes e suco de uva, se cuidarmos bem da nossa matéria-prima que é a uva”, observa.

Alceu Dalle Molle ressalta que vai acompanhar de perto a aprovação do acréscimo de recursos destinados ao Ibravin pelo governo estadual, que enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa dobrando o repasse ao setor, via Instituto. “Somente com mais recursos à disposição poderemos reverter a situação atual, que está longe de ser a ideal, devido aos altos estoques de vinhos nas cantinas”, comenta. “Temos de aproveitar mais o potencial do nosso mercado interno e a aceitação que o consumidor brasileiro está demonstrando para os produtos elaborados pela indústria nacional, sem esquecer, é claro, da promoção no mercado externo”, argumenta.

Além de realizar campanhas promocionais para os produtos vitivinícolas e apoiar a participação de empresas em feiras e eventos de divulgação comercial, o Ibravin ainda aplica recursos na elaboração dos Cadastros Viticola e Vinícola no RS, na realização de estudos setoriais, na manutenção do Laboratório de Referência em Enologia (Laren) e no Programa Visão 2025 – Planejamento Estratégico. O Ibravin é formado pelas seguintes entidades fundadoras: Agavi (Associação Gaúcha de Vinicultores), Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do RS), Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região da Uva e do Vinho, Uvibra (União Brasileira de Viticultores), Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), com o acréscimo da ABE (Associação Brasileira de Enologia), Sindivinho/RS (Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul) e Sindicato Rural de Caxias do Sul.

Saiba mais
Natural de Caxias do Sul, Alceu Dalle Molle é formado em Administração de Empresas pela UCS, com especialização em Administração de Custos (UCS) e em Administração Cooperativa (Unisinos). Já trabalhou no Lanifício São Pedro, em Galópolis, na sua pequena propriedade na “Grande” 3ª Légua, na Cooperativa Aliança e agora preside a Fecovinho e a Cooperativa Nova Aliança, fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha que somam a experiência de mais de 80 anos. A empresa conta com 1.350 hectares de vinhedos, que produzem 35 mil toneladas de uva, processadas em 10 unidades industriais localizadas na Serra Gaúcha e em Santana do Livramento, na Campanha.

Alceu Dalle Molle sucede Júlio Gilberto Fante, diretor-presidente da Fante Indústria de Bebidas Ltda, indicado pela Agavi (Associação Gaúcha de Vitivinicultores) em 2010. Seu vice era Denis Debiasi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, indicado pela Comissão Interestadual da Uva.

Membros do Conselho Deliberativo do Ibavin para o biênio 2012/2013:

– Associação Brasileira de Enologia (ABE): Carlos Abarzúa (tirular) e Dirceu Scottá (suplente)
– Comissão Interestadual da Uva: Denis Debiasi (titular) e Eduardo Piaia (titular); Inês F. Bettoni (suplente) e Moacir Mazzarollo (uplentes)
– Sindivinho: Gilberto Pedrucci (titular) e Eurico Benedetti (suplente)
– Sindicato Rural de Caxias do Sul: Renato Antonio Formolo (titular) e Valmir Antonio Susin (suplente)
– Uvibra: Henrique Benedetti (titular) e Ademir Brandelli (suplente)
– Fecovinho: Alceu Dallemolle (titular) e Helio Marchioro (titular); Ismar Pasini (suplente) e Oscar Ló (suplente)
– Agavi: Eumar Viapiana (titular) e Júlio Fante (suplente)
– Seapa (Governo do RS): José Candido Motta (titular) e Jorge Hoffmann (suplente)
– Os representantes do Conselho Consultivo são Walter Kranz (titular) e Tiago Tonini (suplente)

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa