• Vinícola Garibaldi

Alerta para perigo de tempestade nesta terça e quarta-feira no RS

  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello

O alerta, que engloba as regiões Central, Metropolitana, Fronteira Oeste, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte

Inmet / Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que sinaliza perigo de tempestade, para boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, válido das 10h desta terça-feira, 13/02, até as 10h de quarta-feira, 14/02, indica que há chance de ter chuva volumosa, intensa rajadas de vento e queda de granizo em, pelo menos, 160 municípios gaúchos.

O alerta, que engloba as regiões Central, Metropolitana, Fronteira Oeste, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte, chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Segundo o Inmet, há possibilidade de chover entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros no dia.

Esses volumes de chuva podem ser considerados altos para um curto período de tempo.

O aviso do Inmet também abrange cidades como Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Cruz Alta e Torres, por exemplo.

Além disso, o Inmet alerta para a possibilidade de rajadas intensas de vento, podendo variar entre os 60km/h e 100km/h. As velocidades previstas se aproximam das registradas na tempestade que atingiu a Região Metropolitana em janeiro deste ano. O órgão aconselha que as pessoas não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. 

Fonte: GZH