Alexandre Postal toma posse como presidente do TCE-RS

Em solenidade na manhã desta terça-feira, 14/12, o conselheiro Alexandre Postal tomou posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). A cerimônia, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, foi realizada no auditório Romildo Bolzan, na sede do TCE, em Porto Alegre. Os conselheiros Marco Peixoto e Iradir Pietroski assumiram como vice e segundo vice-presidente, respectivamente.

Durante a solenidade, que ocorreu em parte às escuras devido à falta de energia no Centro da capital, o governador destacou a relevância do trabalho de análise técnica, fiscalização e auditoria do TCE-RS, e reforçou o compromisso do governo do Estado com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. “Vamos continuar mantendo o mesmo bom diálogo e disposição, agora com a nova gestão do Tribunal de Contas, para que possamos encaminhar ações que produzam melhorias na qualidade de vida dos gaúchos observando sempre o respeito aos recursos públicos e principalmente ao contribuinte”, disse Leite.

Postal foi indicado por unanimidade, em sessão plenária especial de eleição do dia 27 de outubro, para suceder o conselheiro Estilac Xavier na presidência do TCE-RS em 2022. Em seu discurso de posse, resgatou lembranças da sua trajetória pública e falou sobre as expectativas na liderança do Tribunal de Contas. “Quero contribuir para que esta instituição avance ainda mais, sempre na busca pela aplicação mais correta e justa dos recursos públicos”, afirmou.

Alexandre Postal tem formação em Administração Pública. Nascido em Guaporé, foi prefeito de 1989 a 1992. Deputado estadual por seis mandatos, chegou à presidência da Assembleia em 2012. De 2004 a 2006, esteve à frente da secretaria estadual dos Transportes.