Algumas propostas dos candidatos a prefeito de Bento Gonçalves

No dia 06 de outubro, mais de 92 mil eleitores devem ir às urnas eleger prefeito, vice e vereadores

Algumas propostas dos candidatos a prefeito de Bento Gonçalves
Fotos: Divulgação/Candidatos

Faltam menos de 20 dias para as eleições municipais de 2024. No dia 06 de outubro, Bento Gonçalves e outras mais de 5.000 cidades vão às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. Na Capital do Vinho, são cerca de 92 mil eleitores aptos à comparecer nos locais de votação.

Na hora de escolher o candidato a prefeito e vice-prefeito, por exemplo, o cidadão, além de se identificar com a sua escolha, precisa ficar atento a um detalhe bem importante: o plano de governo. Saber quais são as propostas, ideias e objetivos do candidato ajuda a “clarear” a escolha, realizar ela com mais certeza.

Em Bento, são três candidatos ao posto de prefeito: Diogo Siqueira (PSDB), Jorge de Oliveira (PT) e Paulo Caleffi (PSD). Está disponível, na página de cada candidato no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o plano de governo de cada coligação. O acesso é permitido a todos os cidadãos através deste link: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUL/RS/2045202024

O SERRANOSSA separou algumas propostas dos três candidatos:

Diogo Siqueira, atual prefeito de Bento, destaca no plano de governo que o projeto para os próximos anos é ter uma “cidade vibrante, moderna e crescente”, superando os desafios impostos pelas enchentes de maio, que, além de causarem destruição, também trouxeram prejuízos econômicos.

Para a saúde, a chapa Diogo-Amarildo quer concluir as obras do Hospital Público, realizar edital de chamamento público para a compra de cirurgias eletivas e procedimentos, ampliar a oferta de medicamentos nas farmácias municipais e a realização de exames e atendimentos na UPA 24 horas.

Na educação, Diogo quer investir em tecnologias educacionais e ampliar o atendimento em tempo integral, além da ampliação de escolas de ensino fundamental e educação infantil.

A implementação de um programa de drenagem urbana, focando em áreas críticas de alagamentos, também é um objetivo da gestão, além de manter os trabalhos do Núcleo de Riscos Geológicos.

Para a área de assistência social, o plano de governo indica que vai ofertar acesso ao mercado de trabalho para as pessoas que integram o Bolsa Família.

Para mais informações sobre o plano de governo de Diogo Siqueira CLIQUE AQUI.

Jorge de Oliveira, do PT, tem um plano de governo simples, com cinco tópicos elencados. São eles:

  • Gestão participativa, democrática e transparente;
  • Relação institucional entre os distintos Poderes Públicos e entidades privadas;
  • Políticas sociais que atendam às necessidades da população, com respeito e promoção dos direitos humanos;
  • Desenvolvimento econômico autossustentável com infraestruturas adequadas;
  • Política ambiental voltada à preservação da natureza, com medidas preventivas para amenizar e/ou impedir os efeitos destrutivos dos fenômenos climáticos, estimulando a população a adotar uma nova consciência ecológica que promova a plena integração entre o ser humano e a natureza.

Paulo Caleffi, em seu plano de governo, destaca que “o conteúdo de propostas foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com especialistas em áreas temáticas cruciais para o município, diálogo com gestores, representantes de entidades e comunidade de Bento Gonçalves”.

No documento, disponível no site do TSE, é destacada a evolução da cidade, com mudanças ao longo dos anos. A chapa Caleffi-Pasqualotto acredita que “a administração pública deve acompanhar este processo por meio de um planejamento inovador e eficiente”.

Para a administração da cidade, Caleffi propõe cortar despesas e reduzir custos operacionais e administrativos, além disso, quer a valorização dos servidores municipais, dando reconhecimento salarial e oportunidades de atualizações profissionais. Melhorar o atendimento ao público também é um tópico.

No turismo, área importante para a cidade, a coligação quer a criação do Fundo Municipal de Turismo, “integrando empresas do setor e Secretaria de Turismo com o objetivo de ampliar a promoção da marca do município, independente de diretrizes governamentais”. A divulgação da cidade nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste também é prevista.

Caleffi também quer concluir o Hospital Público e zerar a fila de cirurgias eletivas, assim como a implantação de farmácias 24 horas, bem como reduzir o tempo de espera nos atendimentos de urgência. Para a educação, o foco é garantir vagas para todas as crianças do município em creches/escolas.

Para mais informações sobre o plano de governo de Paulo Caleffi CLIQUE AQUI.