• Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • Tacchini

Alistamento militar feminino está aberto até 30 de junho

  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi

O alistamento militar voluntário feminino começou em 1º de janeiro para mulheres que completam 18 anos em 2025 e pode ser feito até 30 de junho para o processo seletivo nas Forças Armadas

Alistamento militar feminino está aberto até 30 de junho.
Foto: Exército Brasileiro

O alistamento militar feminino teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho, com 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025. O processo seletivo, voluntário, oferece oportunidades nas Forças Armadas, com o recrutamento dividido em várias etapas.

O alistamento pode ser feito online pelo site oficial ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar nos 28 municípios selecionados. A candidata escolhe a Força (Exército, Marinha ou Aeronáutica) em que deseja ingressar, considerando a disponibilidade de vagas e requisitos específicos.

Municípios participantes: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Critérios de seleção: As candidatas devem passar por testes físicos, exames clínicos e laboratoriais. Quem não comparecer à seleção será considerada desistente.

Incorporação: As selecionadas serão incorporadas de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto de 2026, com a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. A partir dessa fase, o serviço se torna obrigatório, com deveres e direitos. A duração do serviço é de 12 meses, podendo ser prorrogada por até 8 anos. Após o período, as voluntárias serão reservistas.

Mulheres nas Forças Armadas

Atualmente, as Forças Armadas contam com 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, ou acessam áreas combatentes por meio de concursos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval, da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também