ALRS terá Comissão para acompanhar impactos causados pelas enchentes no RS
Os deputados que se manifestaram apoiando o projeto, que é da Mesa Diretora, afirmaram que é necessária uma ampla fiscalização dos governos estadual e federal para garantir que os municípios sejam assistidos adequadamente
Na sessão ordinária de terça-feira, 17/10, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), por 45 votos favoráveis, os deputados estaduais aprovaram a criação de uma Comissão de Representação Externa para para acompanhar os impactos causados pelas enchentes que atingiram o Estado no início do mês de setembro.
De acordo com o projeto (RCR 4/2023), que é da Mesa Diretora, a intenção também é fiscalizar medidas que estão sendo anunciadas, bem como sugerir alternativas capazes de amenizar as perdas ambientais, sociais e econômicas advindas.
O deputado Valdeci Oliveira (PT) manifestou voto favorável e comentou a mobilização da população para auxiliar os municípios atingidos pelo ciclone, mas que é importante acompanhar as ações dos governos estadual e federal em prol da reconstrução dos municípios, que será o papel da comissão. Registrou ainda que a ideia de instituir o órgão temporário chegou à Mesa a partir de sugestão do deputado Miguel Rossetto (PT) e solicitou que ele seja o coordenador do grupo.
Guilherme Pasin (Progressistas), deputado eleito por Bento Gonçalves, também manifestou voto favorável e destacou o envolvimento dos parlamentares e da Mesa Diretora frente aos eventos climáticos ocorridos nos últimos meses em diferentes regiões do RS, citando os recursos da Casa que foram destinados para auxiliar os atingidos. Enfatizou que a comissão terá o importante papel de fiscalizar todas as promessas que foram feitas pelos governos.
Ainda Sérgio Peres (Republicanos) e Rodrigo Lorenzoni (PL) se pronunciaram, destacando a importância do trabalho de fiscalização a ser desenvolvido e pediram que a Casa mantenha a tradição de que o proponente seja o coordenador da comissão.
Vilmar Zanchin (MDB), presidente da ALRS, esclareceu que a decisão foi tomada em reunião da Mesa, quando a deputada Delegada Nadine (PSDB) se colocou à disposição para coordenar a comissão e houve concordância unânime dos demais integrantes da Mesa. Disse que já conversou com a deputada e, caso haja entendimento, os indicados pelas bancadas poderiam escolher outro coordenador