Altas temperaturas pedem atenção no combate ao mosquito Aedes aegypti

No final do ano, as temperaturas começam a subir e o clima é o mais propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É fundamental que a comunidade esteja engajada para evitar a disseminação do transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A recomendação é que a população verifique semanalmente possíveis pontos de acumulação de água, mesmo em pequenas quantidades.

Algumas dicas do setor de Controle da Dengue, da secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi, para evitar o depósito de água:

– dar o destino correto a pneus;
– armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
– tratar corretamente a água de piscinas;
– checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;
– usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.

Nos cemitérios, os vasos de flores devem ser virados para baixo quando estiverem vazios. Os pratos que ficam embaixo deles e os plásticos decorativos devem ser retirados, pois facilitam o acúmulo de água. O lixo gerado deve ser depositado no local adequado.

Os agentes de combate à dengue realizam um trabalho constante de visita a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção. A ação também é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.

A equipe também responsável pela realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado quatro vezes ao ano, para levantar uma amostragem rápida e verificar o nível de infestação do município. 

No último levantamento, realizado entre o final de outubro e início de novembro em Garibaldi, foram coletadas 38 amostras e uma delas foi positiva para Aedes Aegypti. O foco foi localizado em uma área de terrenos baldios, no bairro Champagne. 

Nesta semana, os agentes iniciaram as visitas aos quarteirões mais próximos de onde o foco foi encontrado, com o intuito de eliminar possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada. 

A prefeitura reforça à população o pedido para que recebam os agentes em suas casas, visto que este trabalho é essencial para manter a saúde no município.