Alunos da UCS realizam missão acadêmica

Doze alunos e três professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS) realizaram entre os dias 15 e 28 de setembro uma missão acadêmica internacional na América Central e do Norte. O grupo foi composto por estudantes dos cursos de Comércio Internacional, Ciências Contábeis, Marketing – Tecnologia e Administração e das especializações de Análise Estratégica de Custos e Gestão Financeira, das unidades universitárias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata.

Pela terceira vez, a missão acadêmica foi realizada e orientada pelo professor Fernando Ben, diretor do Centro de Ciências Sociais e da Educação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi). A iniciativa visa conhecer a atuação de empresas brasileiras e americanas nos Estados Unidos, além dos consulados oficiais.

Conforme o professor, os participantes classificam a experiência como inesquecível, pois foram desenvolvidas atividades junto a conceituadas empresas que atuam em dois importantes países: Panamá e Estados Unidos. 

No Panamá, o grupo conheceu as instalações e o funcionamento do Canal do Panamá, importante instrumento logístico que está em obras de ampliação. Na oportunidade, os alunos também realizaram passeio turístico pela Cidade de Panamá, capital do país, que atualmente passa por uma restauração e foi considerada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade.

As atividades da missão foram intensificadas nos Estados Unidos. Em Chicago, cidade mais populosa do Estado de Illinois, foi realizada uma visita à loja da Móveis Florense, importante empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha. O grupo também conheceu o funcionamento do Consulado Geral do Brasil e participou de uma simulação de incêndio no prédio da entidade. Os alunos estiveram na Stefanini Consultoria em Informática, considerada a terceira empresa mais internacionalizada do Brasil. O diretor, Rob Martins, apresentou aos participantes as ações desenvolvidas pela companhia nos Estados Unidos e no mundo. Ainda na cidade, os alunos também visitaram a Chicago Mercantille Exchange, considerada a bolsa de mercadorias mais movimentada do mundo. “Nessa visita, o que mais impressionou o grupo foi o volume de recursos movimentados diariamente no pregão da bolsa, como a estrutura física do prédio, que impressiona pela grandiosidade e beleza”, comenta o professor. Na cidade de Bolingbrook, próximo a Chicago, a missão conheceu a empresa WEG Electric Group.

Já em Miami, no Estado da Flórida, o grupo esteve na empresa FedEx, na loja dos Móveis Florense (no shopping DCOTA – Design Center of the Americas) e no Consulado Geral do Brasil em Miami, onde o grupo, recebido pelo embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Hélio Vitor Ramos,  teve a oportunidade de conhecer a atuação de empresas brasileiras na Flórida.

Para 2014, uma nova missão acadêmica internacional está prevista, desta vez com destino ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. No local estão instaladas diversas empresas de tecnologia da informação, como Microsoft, Apple, Facebook e Google. Além disso, o programa deve incluir também uma visita à maior empresa especializada na venda de óculos escuros e acessórios na América Latina, a Chilli Beans.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.