Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UCS/Bento realizam projeto para o Parque do Lago da Fasolo

Presente no Campus da Região dos Vinhedos da Universidade da Caxias do Sul em Bento Gonçalves desde 2013, o curso de Arquitetura e Urbanismo vem se destacando por sua qualidade acadêmica e inserção comunitária.

Além de ter obtido um excelente resultado no último Conceito Preliminar do Curso (CPC) de 2019, indicador do INEP que avalia a qualidade dos cursos Superiores no Brasil, quando atingiu o conceito 4,0/5,0, sendo a 35° melhor nota de todos os cursos de Arquitetura do País, a 6° melhor nota do Rio Grande do Sul e a 2° melhor nota das universidades privadas do RS, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem participado em diversas ações em Bento Gonçalves e Região.

Durante os estágios obrigatórios, os alunos são envolvidos em demandas reais das iniciativas pública e privada, desenvolvendo, em todos semestres, projetos em áreas de cidades da região, o que gera discussão crítica sobre o território. Quando chega o momento de produção de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), o local escolhido pelos acadêmicos para a elaboração do projeto geralmente está relacionado com as cidades em que residem. Os professores, por sua vez, fazem parte de Conselhos Municipais, representado a universidade, participando das decisões e trazendo para a academia os problemas reais da sociedade.

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Tais vínculos, entre a universidade e a comunidade em que se encontra inserida, geraram, a partir da participação da UCS no Grupo Temático de Urbanismo do Bento + 20, a demanda de um banco de ideias para possível intervenção futura no Lago da Fasolo.

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Desta forma, durante este semestre, cerca de 50 alunos do último Atelier de Projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo estão trabalhando, como tema da disciplina, em uma intervenção urbana no Lago da Fasolo e sua vizinhança. As discussões envolvem aspectos de planejamento, mobilidade urbana, espaços abertos, sustentabilidade ambiental, entre outros.

O objetivo é reconhecer, a partir dos trabalhos dos alunos, as potencialidades e os problemas do lugar e estabelecer diretrizes de intervenção a serem utilizadas em um Termo de Referência para um futuro Concurso Nacional de Arquitetura para o Parque do Lago da Fasolo.

Nas imagens , professores e alunos visitando a área de intervenção, conversando com moradores e reconhecendo o local em que atualmente estão desenvolvendo os projetos.

Pretende-se organizar, no início do próximo ano, com a finalização dos trabalhos, uma apresentação pública dos resultados e das propostas desenvolvidas, aberta à comunidade acadêmica e geral.

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