Alunos de Engenharia preparam minibaja

Os cursos da área de Engenharia possibilitam aos estudantes participarem de competições regionais, nacionais e internacionais através de um veículo minibaja, fabricado por eles. Na Universidade de Caxias do Sul, duas equipes dos cursos de ciências exatas ministrados na Cidade Universitária, em Caxias do Sul e no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, estão empenhados em deixar os veículos prontos para duas competições: a partir de hoje, até domingo, dia 25, em Gravataí, os acadêmicos participam da competição SAE Brasil – Regional Sul, reunindo estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em março, a disputa será nacional, em Piracicaba, São Paulo.

Essas competições são organizadas pela SAE Brasil, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar normas técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. Os bajas são veículos construídos para competições entre os estudantes de engenharia, que devem seguir integralmente as normas impostas pela SAE.

Do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, pela primeira vez uma equipe formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica levará o projeto para as competições. A equipe “Bajagual”, como é denominada, é composta por sete acadêmicos: Caio Lucci, Ismael Ferri, Nathan Mezacasa, Renan Sartori, Rodrigo Fontana, Wener Hirschmann e William Copat (piloto), coordenados pela professora Fernanda Bordin.

O acadêmico Caio Lucci, capitão da “Bajagual”, salienta que o objetivo principal da equipe é ser aprovada pelos comissários da SAE que revisam todo o Baja de acordo com as normas exigidas. “Conforme as revisões feitas pela equipe, estamos cientes que as normas foram corretamente interpretadas e seguidas durante a fabricação do veículo. Nosso segundo objetivo é finalizar o enduro sem maiores problemas mecânicos, comprovando assim, a confiabilidade do projeto, que é baseado na resistência dos componentes e fixação e montagem”, relata.

Outra equipe é da Cidade Universitária, em Caxias do Sul. Nove alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação, coordenados pelo professor Deives Roberto Bareta, integram a equipe UCS – SSAB. O minibaja construído por eles tem a parceria da empresa sueca SSAB, maior fabricante de aço comercial na Suécia. Segundo o professor Deives, que em 1997, como aluno do curso de Engenharia Mecânica da UCS, participou do primeiro projeto do minibaja na instituição, essa é a primeira vez que uma equipe da UCS tem o patrocínio com tecnologia de uma empresa que fornece aços de baixa liga e de alta resistência.

Jucemir Oliveira Rizzon, aluno de Engenharia Mecânica e integrante da equipe UCS – SSAB, tem uma expectativa a mais quanto ao carro: será o piloto do minibaja durante as competições. “Eu confio no projeto, que é um carro simples, mas competitivo. Enfrentaremos equipes experientes e nossa expectativa é de que o carro funcione bem”, projeta.

Integram a equipe UCS – SSAB os alunos: Alexander Becker Miranda, Angelo Pradella Titton, Charles Eugênio Festugato, Felipe Salvadoretti Erlo, Guilherme Augusto Strey, Jucemir Oliveira Rizzon e Rodrigo de Souza e Souza.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.