Alunos do projeto “Guardiões da Praça CEU” recebem certificados

“O curso foi bem legal porque ensinou várias coisas como cuidar da Praça, do meio ambiente, quando estamos em perigo ligar para a Guarda Municipal, não conversar com estranhos, fazer exercícios e se alimentar bem”. A declaração de Enzo Henrique Fonseca Pena, 10 anos, aluno das oficinas da Praça CEU, expressa muito bem o conteúdo ensinado no projeto “Guardiões da Praça CEU”, que teve sua culminância nesta quinta-feira, 12, com a entrega de certificados para os 45 alunos que participaram das aulas em fevereiro de 2020.


Foto: Jose Martim Estefanon


 

O projeto compreendeu um ciclo de palestras sobre saúde, educação e segurança. Após os encontros, os alunos se reuniram em grupos para registrar em cartazes o conhecimento e as informações, que serão multiplicados em suas casas, nas escolas e nos círculos de amizade.

A coordenadora da Estação Cidadania – Praça CEU, Patrícia Da Rold destacou, que o projeto “surgiu da necessidade das crianças de receberem um aprendizado sobre algumas áreas específicas como da saúde, meio ambiente e segurança. As crianças questionaram bastante. E isso auxilia na compreensão das vivências que elas têm no dia a dia: como ajudar o meio ambiente, comer de forma saudável e identificar situações de perigo”.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou que “agora, com a entrega deste certificado, vocês são oficialmente guardiões da Praça CEU. E têm a missão de manter este espaço de forma responsável auxiliando a Guarda Municipal na questão da segurança e a secretaria de meio ambiente na preservação da natureza. São ações essenciais que contribuem para que a Praça CEU ter uma vida longa”.

Pensamento compartilhado pelo secretário de Governo, Carlos Quadros “proteger a Praça é a função dos guardiões deste local. Vocês vão nos ajudar a proteger esse ambiente. Se vocês enxergam alguma coisa errada é preciso informar o seu professor, a coordenadora, o CRAS daqui. É preciso juntar forças para defender este equipamento cultural, esportivo e assistencial”.

 

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves