Alunos poderão passar de ano mesmo reprovando em 4 matérias no RS em 2025

Portaria permitirá que alunos da rede estadual do Rio Grande do Sul passem de ano mesmo reprovando em até quatro matérias

Alunos poderão passar de ano mesmo reprovando em 4 matérias no Rio Grande do Sul em 2025
Imagem: DALL-E

A partir de 2025, alunos da rede estadual do Rio Grande do Sul poderão passar de ano mesmo reprovando em até quatro matérias. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) permitirá a progressão parcial para quem não atingir a média 6 em até duas áreas de conhecimento e dois componentes curriculares por área. Nessas situações, será exigido que o estudante realize estudos complementares no ano seguinte. Por exemplo, quem reprovar em Língua Portuguesa, Literatura, Física e Química poderá ser aprovado. Porém, se o aluno ficar abaixo da média em Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira – todas da área de Linguagens –, será reprovado.

Segundo a Seduc, a Portaria nº 924/2024, que institui a progressão parcial, busca reduzir abandono escolar e reprovações. Hoje, 62,3% das reprovações no Ensino Médio são causadas por até três disciplinas, e a Seduc espera que a medida evite evasões e garanta a continuidade dos estudos. A ferramenta será aplicada preferencialmente no primeiro trimestre do ano letivo seguinte e não incluirá matérias do núcleo de aprofundamento curricular no Ensino Fundamental ou da parte diversificada no Ensino Médio.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

A medida também permitirá que alunos transferidos para escolas com progressão parcial possam utilizá-la, mesmo que venham de instituições que não adotam a prática. A Seduc espera melhorar os índices educacionais, evitar o abandono escolar e reduzir os impactos negativos do insucesso acadêmico.

  • Vinícola Garibaldi
Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também