Alvará só com treinamento de combate a incêndios
Uma nova exigência promete melhorar a sistemática de prevenção a incêndios em estabelecimentos comerciais de Bento Gonçalves. A partir deste ano, a renovação de Alvará do Corpo de Bombeiros só será concedida a empresas que tenham pelo menos dois funcionários devidamente treinados. A norma, prevista na Resolução Técnica nº 14, de 2009, vale para todos os empreendimentos instalados no município, independentemente da área física. O Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios (TPCI) terá duração de cinco ou dez horas/aula conforme o risco oferecido pelas empresas – baixo, médio ou grande. As aulas são realizadas através de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), ao custo de R$ 99 (cinco horas/aula) ou R$ 198 (dez horas/aula).
Segundo o capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva, comandante do 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio (2º SCI) e do 2º Subgrupamento de Busca e Salvamento (2º SBS), a norma já vinha sendo cobrada em algumas cidades do Estado, mas ainda não era aplicada em Bento Gonçalves porque não havia efetivo suficiente na corporação para realizar este tipo de atividade. Com a vinda dos novos servidores, no final de abril, foi possível atender a essa demanda. “O curso pode ser feito a qualquer momento, mesmo antes do vencimento do alvará. Quando for solicitada a renovação, será exigido o certificado de qualificação de pelo menos dois funcionários. O ideal é que as empresas já tenham seu pessoal treinado antes mesmo de os bombeiros passarem para fazer a inspeção”, esclarece. Ele ainda enfatiza que não basta ter equipamentos de prevenção sem que os funcionários saibam utilizá-los da forma correta. Caso o local não esteja adaptado, será concedido um prazo de 30 dias e, após a regularização, entregue o alvará. Se a exigência não for cumprida, a empresa terá que pagar uma nova taxa de inspeção e estará sujeita à multa por não possuir o alvará, conforme prevê a legislação.
Durante o curso, os colaboradores recebem informações sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio. As aulas são ministradas por bombeiros de carreira e os participantes receberão certificado, válido por quatro anos.
Procura
Até a última terça-feira, dia 9, o Sest havia concluído a qualificação de 170 pessoas. Conforme a coordenadora de desenvolvimento profissional da entidade, Graziele Rigo Picolli, novas turmas são abertas conforme a demanda, sem necessidade de lista de espera. O Sest já possui alunos matriculados para as próximas quatro semanas (aulas nos dias 16, 23 e 30 de julho e no dia 6 de agosto).
Para fazer a inscrição é necessário apresentar RG e CPF. Quando a empresa for responsável pelo pagamento do curso é preciso informar o CNPJ. A taxa deve ser paga na hora da matrícula. Parte do valor é depositada na conta do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom), utilizada para compra de novos equipamentos e viaturas. Cabe ao Sest Senat a aquisição do gás de cozinha, combustível utilizado nos treinamentos e a recarga dos extintores, além da cedência de uma sala de aula para realização das aulas.
Os treinamentos para funcionários de empresa de baixo e médio risco acontecem nas terças-feiras, das 8h às 12h, na sede do Sest (rua Joana Guindani Tonello, 1561, bairro Salgado). Ainda não há demanda suficiente para abertura de turma de colaboradores de empresas de grande risco. A inscrição deve ser feita diretamente no Sest Senat. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone 3055 0400.
Asssuntos abordados
Teoria e propagação do fogo
Classes de incêndio
Método de extinção
Agentes extintores
Equipamento de combate a incêndio
Detenção, alarmes e comunicação
Parada cardiorrespiratóriaReanimação cardiopulmonar
Desobstrução das vias áreas por corpo estranho
Prática de combate a incêndio
Reportagem: Katiane Cardoso
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