Amesne aprova Bento como referência nas cirurgias de alta complexidade em traumatologia
Em reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), os prefeitos aprovaram por unanimidade a proposta de Bento Gonçalves se tornar referência nas cirurgias de alta complexidade em traumatologia. O encontro foi realizado na quarta-feira, dia 28, na Fundação Casa das Artes.
O secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, explicou o projeto, que conta com um co-financiamento com os 23 municípios da região Vinhedos/Basalto para realização das cirurgias. Os procedimentos seriam feitos no Hospital Tacchini, que já manifestou o interesse junto à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) para oferecer este serviço. "A ideia é que Bento assuma esse gargalo, para que assim possamos diminuir a demanda existente nos municípios. É a solução que encontramos com cada um contribuindo um pouco", destaca o secretário.
O próximo passo é continuar as reuniões com diretoria do hospital, e aguardar o referenciamento pelo Estado. "A saúde é prioridade de cada um presente nesta reunião, não poderíamos sair daqui sem a resolução deste problema, que afeta todos municípios há anos. Bento Gonçalves está disposto a assumir a situação. O ideal seria que o Estado e a União pagassem, o que é responsabilidade destas instâncias, mas os recurso são poucos para as necessidades da região. Então nós optamos pelo possível, mas precisaremos da união de todos os Municípios", destaca o Prefeito Guilherme Pasin.
O próximo encontro será no dia 21 de julho, em Garibaldi, com o tema Segurança Pública. "Queremos colocar na pauta da Amesne, assuntos que possam auxiliar os municípios na resolução de um problema. Estamos muito contentes de termos dado mais um passo na área da Saúde", ressalta o presidente da associação, Antônio Cettolin.
A coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda participou do encontro e vai levar a proposta dos prefeitos ao Governo do Estado.
Os municípios integrantes da região Vinhedos e Basalto são: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Parai, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.