Amesne pede o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos

Solicitação foi enviada na sexta-feira, 04/03, ao governo do Estado do Rio Grande do Sul

Ocorreu na tarde de quinta-feira, 03/03, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha, uma reunião presencial com todos os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O coordenador-geral da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Salmo de Oliveira, esteve presente para tirar dúvidas dos gestores.

Entre os temas discutidos estiveram os protocolos regionais de saúde para combate da pandemia, contando com a coordenadora do Comitê Técnico Regional da MacroSerra, Marijane Paese. No ato, a Amesne decidiu solicitar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos ao governo do Estado, que já flexibilizou a utilização do equipamento individual em crianças – medida que foi posteriormente suspensa pela Justiça do RS. Conforme sugestão da Amesne, o item permaneceria sendo exigido para ambientes internos.

Em contato com a coordenadora Marijane, foi repassado ao SERRANOSSA que a solicitação da mudança seria enviada ao governo do RS ainda na sexta-feira, 04/03.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Entre as justificativas do plano da Amesne para a retirada da obrigatoriedade da máscara em locais abertos está: aproximadamente 90% da população adulta já está vacinada; ciclo viral da Ômicron está desacelerando; 10% dos leitos de UTI na Serra tem ocupação COVID-19; houve queda de 70% na taxa de hospitalização de 2022 em relação a dezembro de 2021.

  • Vinícola Garibaldi

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também