Amigas completam caminho de Santiago de Compostela
Imagine em menos de um mês percorrer a pé mais de 800km cruzando toda a Espanha de ponta a ponta. As amigas Giovana de Mello e Eduarda Alves Webber Santos, ambas de Bento Gonçalves, aceitaram o desafio e fizeram o famoso Caminho de Santiago de Compostela, rota medieval de peregrinação que completou 800 anos em 2014. “É uma mistura de superação física e, acima de tudo, pessoal e mental. Depois de concluído, a emoção é tanta que as dificuldades não fazem o caminho. O que faz é a emoção da chegada, a determinação, a parceria que tivemos. Isso sim foi importante”, comemora Giovana.
A aventura iniciou no dia 1º de junho, em Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, e encerrou no dia 26, ao chegarem em Santiago de Compostela, na Espanha. “Cada etapa tem uma emoção, uma história. Mas se tiver que escolher, o primeiro dia, que foi a subida dos Pirineus, e a chegada em Santiago foram os momentos mais emocionantes”, destaca.A viagem começou a se desenhar há cerca de dois anos. Eduarda já havia feito parte do caminho e comentou com a amiga o desejo de completar o percurso. “Quando ela me contou, eu enxerguei ali uma oportunidade e disse que iria junto. Foi assim o primeiro passo da nossa viagem. A partir daí começamos a materializar a ideia”, conta Giovana, que nunca havia tido nenhuma experiência parecida.
Depois de decidir que fariam a viagem, as amigas começaram a montar o “enxoval” do peregrino e a fazer algumas caminhadas como forma de treinamento. Entre elas o Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul, e algumas caminhadas com o grupo Indiada Buena. Elas pesquisaram muito sobre o destino e fizeram contato com pessoas que já o haviam percorrido ou que também estavam se preparando. Entre os momentos inusitados dos percursos, as amigas citam a chegada à cidade de Sahagún. Giovana conta que naquele dia estava acontecendo uma festa típica e elas tiveram a oportunidade de assistir a uma legítima tourada espanhola. “O legal é que foi sem programarmos, pois não sabíamos do evento”, relata. As amigas ainda estão extasiadas com a viagem e não chegaram a planejar uma próxima aventura, mas contam que já trocaram algumas ideias sobre fazer Caminho do Norte – outro percurso que leva a Santiago de Compostela percorrendo a costa Norte da Espanha.
Reportagem: Carina Furlanetto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.