Amigos de Nova Roma é homenageada na Assembleia Legislativa após reconstrução de ponte

A proposição da entrega da Medalha partiu do deputado Profº Cláudio Branchieri, do Podemos, que é de Caxias do Sul

Foto: Fernando Gomes/ALRS

Na última quarta-feira, 07/02, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) entregou a Medalha da 56ª Legislatura à Associação Amigos de Nova Roma do Sul, responsável pela reconstrução da Ponte de Ferro sobre o Rio das Antas, na ERS-448, divisa com Farroupilha. A antiga estrutura foi levada pelo rio no dia 04 de setembro de 2023. A nova ponte foi inaugurada no último dia 20 de janeiro. Todas as doações partiram da comunidade e apoiadores da região e do Brasil, ultrapassando R$ 9 milhões.

A proposição da entrega da Medalha partiu do deputado Profº Cláudio Branchieri, do Podemos, que é de Caxias do Sul. “Queremos contar uma história, não falar sobre ideologia, público e privado, mas uma história de superação de uma pequena comunidade de 3.500 habitantes que em 138 dias superou uma dificuldade que para a maioria seria intransponível e Nova Roma do Sul mostrou que não”, introduziu o deputado.

Representando a Associação Amigos de Nova Roma do Sul, o dirigente Heleno Pasuck defendeu que parcerias de sucesso podem ocorrer entre o poder público e a sociedade organizada. Enfatizou que não houve qualquer empecilho do governo à iniciativa da população, que realizou a obra em apenas quatro meses, ao custo de R$ 5,8 milhões, de uma arrecadação que superou a meta, chegando a quase o dobro.

“Muitos intitulam esse acontecimento como uma façanha, mas nossa comunidade foi acostumada a lidar com dificuldades desde a imigração. Somos um povo simples que agiu em união, porque sabemos que agir é o mínimo. Solidariedade e determinação coletiva, num exemplo do que podemos realizar juntos”, manifestou, pedindo avanços na legislação para reduzir barreiras econômicas e a burocracia.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch (Progressistas), citou a demora na análise de licenças e também pediu mais celeridade do poder público no atendimento das demandas da população. Ele destacou que esta não foi a primeira vez em que a população de Nova Roma do Sul realizou financiamentos coletivos, citando a compra de um respirador durante a pandemia.