Amor e Perda: Instrumentalização sobre luto voltada para profissionais de saúde

Diariamente, em minha prática clínica, tenho testemunhado relatos de pessoas que sofrem duplamente: lamentam a dor de perder pessoas que amam e carregam a dor relacionada ao julgamento dos outros, referente aos sentimentos e reações expressos, e de profissionais que tratam tal processo como doença. O que mais ocorre, do ponto de vista social, são tentativas de reduzir manifestações de pesar de forma a “voltar a viver como antes” no menor prazo de tempo possível. Por muito tempo, as pessoas foram levadas a acreditar que o fato de não chorar apresentava relação com “ser forte”. Hoje, como profissionais que trabalham com a área do luto, entendemos que as pessoas caem numa zona muito perigosa de complicações de saúde física e mental quando não abrem espaços para expressarem o que sentem.

O que eu mais costumo trabalhar é a psicoeducação frente aos temas morte e morrer, ou seja, explicar o que é natural de se viver neste novo momento, sentimentos e reações justamente porque mesmo com tantos meios de pesquisa e desenvolvimento do pensar, ainda existem crenças distorcidas, prejudiciais sobre a experiência do luto. Há quem pense que falar sobre o assunto é atrativo de mau agouro ou que é uma ingratidão à vida, convicções que apenas reforçam o efeito tabu em sociedade, impedindo que se criem recursos de enfrentamento.

Pensando sobre os desafios que o tema sustenta, desenvolvi um Curso de Instrumentalização Profissional em Luto voltado exclusivamente para profissionais da área da saúde, ou seja, diferentes profissionais (médicos, psicólogos, terapeutas, etc.) que acompanham casos de luto no seu cotidiano de trabalho e que precisam estar capacitados com uma escuta empática e técnica específica, a fim de que não tendam a patologizar (entender como doença) onde existe um processo genuíno que precisa ser validado.

O curso ocorrerá no dia 19 de junho, sábado, das 8h ao meio-dia. Seguindo medidas de segurança e preservação de saúde de todos em tempos de pandemia, a atividade acontece de forma on-line, o que também possibilita o acesso profissional sem sair do conforto de casa ao final de semana. 

 


Interessados no Curso de Instrumentalização Profissional em Luto podem fazer contato com a psicóloga Franciele Sassi para inscrição pelas redes sociais: Instagram @psicologafrancielesassi, Facebook Psicóloga Franciele Sassi, pelo WhatsApp (54) 99934 1643 ou e-mail franciele.sassi@hotmail.com.