Análise de Cenários para Gestão


 

Quando se emprega a palavra “gestão” deve estar implícito o entendimento de que significa planejar, organizar, liderar e controlar o que se pretende administrar. Sem considerar as atividades referentes à organização, liderança e controle, gestão diz respeito ao planejamento.

Para que o processo de planejar possa ser executado, é necessário ter em conta, além da instituição objeto da gestão, o ambiente em que se insere e o prazo considerado. Este olhar para fora – a análise do ambiente externo – visa identificar oportunidades que possam ser aproveitadas, bem como ameaças que apresentem risco à organização. As primeiras, se aproveitadas, servem para posicioná-la mais competitivamente no mercado, fomentando seu crescimento. As últimas, se ignoradas, podem colocar até mesmo sua sobrevivência em risco.

A observação minuciosa do ambiente externo à organização requer a consideração do que se costuma denominar “cenários”. O que são cenários? A literatura acadêmica apresenta várias definições e entendimentos os quais, entretanto, geralmente incluem: a determinação dos limites do problema, a caracterização das condições atuais e dos processos condutores da mudança, a identificação das incertezas críticas e da suposição de como serão resolvidas, e as imagens do futuro. O propósito da utilização de cenários é fornecer orientação sobre desdobramentos futuros por meio da observação de alguns fatores-chave relevantes. Neste processo, é importante observar que um cenário não é uma imagem abrangente do futuro, pois vários fatores e eventos são deliberadamente incluídos ou excluídos. A escolha e a combinação desses fatores em relação ao prazo considerado resultam em um grupo de variáveis inter-relacionadas frente a certas suposições. Portanto, os cenários podem servir somente como indicativo de uma gama de possibilidades, proporcionando tanto o desenvolvimento de determinadas metas da organização quanto à tomada de decisão da gestão diante das situações consideradas.

O conceito de análise de cenários encontra-se em evolução e tem sido aplicado a diversos esforços que vão desde descrições de projeções baseadas em modelos matemáticos a conjecturas de negócios no futuro, como acontece habitualmente. O amplo uso do termo “cenário”, para caracterizar o enquadramento sistemático de possibilidades incertas, tem origem em estudos estratégicos do setor público após a Segunda Guerra Mundial. Nessa época da “Guerra Fria”, destacam-se análises sobre as possíveis consequências da proliferação nuclear. No setor privado, a Shell desempenhou papel de liderança a partir da década de 1970, desenvolvendo cenários para destacar possibilidades relevantes para a empresa nos anos vindouros e preparar seus executivos para responder a um futuro incerto nas decisões de gestão.

Em geral, a construção de cenários lida basicamente com três situações futuras: (1) futuro esperado (o que esperar se tudo continuar como está?), (2) futuro plausível (o que poderá acontecer ao invés?) e (3) futuro preferível (o que se quer que aconteça?). As variáveis que constituem as diversas possibilidades de futuro podem ser, ou não, influenciadas pela organização. O futuro desejado é a expressão da visão da organização, no prazo definido. Para tal, esta irá procurar influenciar as variáveis possíveis para que a visão se concretize, sendo necessário saber como entender o futuro, mapeá-lo e influenciá-lo. Este processo de previsão do futuro – conhecido como The Houston Way – foi desenvolvido pelo Colégio de Tecnologia da Universidade de Houston nos Estados Unidos da América, sendo empregado em várias empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, bem como em organizações públicas norte-americanas. 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul, sediado no Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, aplica este método e o disponibiliza às organizações da Serra Gaúcha para capacitação e utilização em projetos conjuntos. Assim, as empresas públicas ou privadas da região, que desejarem planejar estrategicamente o seu futuro desejado no longo prazo, podem encontrar no PPGEP/UCS o apoio necessário.