Animais são encontrados mortos em propriedade no interior de Bento

No início da semana a Associação Rio-grandense de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais (Arpa) e a Polícia Civil atenderam a uma denúncia de maus-tratos no interior de Bento Gonçalves. De acordo com informações recebidas, uma vaca estaria agonizando há cerca de 7 dias, sem água e sem comida. Ao chegar na propriedade, localizada na linha São Pedro, os agentes encontraram o animal debilitado, devido à falta de alimentação. 


 

De acordo com o fiscal Jorge Acco, veterinários compareceram à propriedade, mas o animal não resistiu. Além disso, foram encontradas duas carcaças de ovelhas que, segundo Acco, possivelmente morreram pelo mesmo motivo. “Também há outros animais debilitados no local. Agora o proprietário será acompanhado, para garantir que trate os animais de forma mais adequada. Também acionamos a inspetoria veterinária estadual, que irá avaliar bem o local”, garante. 


 

Há cerca de 4 anos, a mesma pessoa já havia sido indiciada por crimes ambientais e o processo segue em andamento na Delegacia Especializada de Meio Ambiente de Porto Alegre. Agora, Acco afirma que o proprietário responderá por maus-tratos (com agravante por morte) e, ainda, por crime ambiental, já que os dejetos dos animais escorrem para um arroio afluente do arroio Barracão. 

Caso seja condenado, o proprietário pode pegar de 3 meses a 1 ano de detenção. 

Fotos: Arpa