Ano encerra com aumento de homicídios

O ano de 2013 está se encerrando, no geral, com balanço positivo na área da segurança pública em Bento Gonçalves. Dos 12 principais tipos de ocorrências elencados pela Brigada Militar (BM), apenas 2 superaram os números do ano anterior. Entre os destaques estão furtos/arrombamentos de residências – em 2012 foram 147 e, até o último dia 12, 110. Outro delito que deve apresentar queda nos índices em 2013 é o furto/arrombamento a estabelecimentos comerciais. Até o começo deste mês foram 109 ocorrências deste tipo, 20 a menos do que o total registrado no ano anterior. A notícia negativa é que o número de homicídios teve um leve aumento: de 15 no ano passado para 16 até o fechamento desta edição.

Se comparados somente os meses de dezembro, os dados são ainda mais positivos. Furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais e residências no ano passado totalizaram 22 ocorrências, enquanto que em 2013 foram apenas 3 registros dessa natureza. O mesmo não ocorre com os homicídios, cujas estatísticas apontam o mesmo número de casos no mês de dezembro do ano passado e deste ano: 2 assassinatos. 

Para o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), capitão Evandro José Flores, os furtos e arrombamentos são os focos principais da BM nessa época do ano. “Existe um aumento bem significativo na circulação de pessoas e de dinheiro na cidade com a chegada das festas de final de ano, então nossa atenção fica voltada para evitar ações principalmente em áreas centrais, que concentram um movimento maior”, explica.

Nesse sentido, uma das tradicionais iniciativas da BM é a Operação Papai Noel, que segue até o dia 31 de dezembro com reforço no monitoramento das principais ruas da cidade. Os policiais também atuam de forma preventiva, buscando alertar a comunidade e os comerciantes sobre a melhor forma de circulação e também de armazenamento do dinheiro. 

Os principais alvos dos ladrões nesta época do ano são, segundo a BM, lotéricas, bancos e pedestres descuidados. Outro crime que merece atenção redobrada em dezembro é o de estelionato. “As pessoas não devem facilitar, muito cuidado com bolsas e dinheiro. O ideal é que idosos saiam sempre acompanhados, principalmente se forem aos bancos. Os lojistas podem nos auxiliar avisando sobre qualquer tipo de atitude suspeita. Nós temos uma viatura posicionada 24 horas no centro da cidade para coibir ações e auxiliar a comunidade”, explica o comandante.

Bandido não tira férias

O capitão ainda destaca que os furtos e arrombamentos de residências crescem significativamente em épocas de férias e festas. “Há um aumento nesses registros, mas a BM tem a situação sob controle. Se compararmos outros municípios de mesmo porte a Bento Gonçalves, podemos dizer que estamos em situação mais confortável e queremos que continue assim”, avalia.

A recomendação da BM é que a população fique atenta na hora de sair de férias. “Nós advertimos para que os moradores que saiam de férias deixem os vizinhos informados, ou peçam para alguém tomar conta do imóvel. Ter uma pessoa que frequentemente esteja no local é fundamental para reprimir as possibilidades deste tipo de conduta”, completou.

Lotérica assaltada

O primeiro furto/arrombamento a estabelecimento comercial registrado neste mês de dezembro ocorreu na última sexta-feira, dia 13. Dois homens tripulando uma motocicleta assaltaram uma lotérica localizada na rua Olavo Bilac, bairro Cidade Alta, por volta das 17h50. Ao chegar no local, um deles desceu do veículo, enquanto o outro ficou do lado de fora. Com armas em punho, o ladrão anunciou o assalto. Funcionários e clientes foram rendidos na ação. A Brigada Militar chegou a fazer buscas na região, mas ninguém foi preso. O valor roubado não foi divulgado. A motocicleta foi abordada pela Brigada Militar na madrugada da última segunda-feira, dia 16, na rua 10 de Novembro. Foram constatadas irregularidades no veículo, entre as quais placa com lacre violado. Após, foi confirmado que se tratava do mesmo veículo utilizado no assalto.

Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.