Anos finais das escolas municipais de Ensino Fundamental retornam às aulas nesta quarta em Bento

Nesta quarta-feira, 28/10, os anos finais das escolas municipais de Ensino Fundamental retornam às aulas em Bento Gonçalves. A volta será facultativa, com 50% do limite da capacidade das turmas. Como protocolo obrigatório, a Secretaria de Saúde realizou a testagem dos profissionais.

Todas as 14 escolas apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da COVID-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). 

Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de resultado positivo).  

De acordo com a prefeitura, será realizada higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas. 

No dia 12 de novembro retornam os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, além dos alunos da pré-escola, Jardim A e B  da rede municipal e das cessões de uso. O retorno se derá da seguinte forma: 50% da capacidade da sala numa semana e os outros 50% da capacidade da sala na outra semana, sendo o horário presencial das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. 

Carga horária

Professores do Ensino Fundamental que cumprem cargo horária de 20 horas farão 3h em sala de aula com períodos condensados e 1h à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.

EPIs  

Os EPIs já foram disponibilizados pela Secretaria de Educação. No total, para as EMIs e EMEF e EMEM, foram adquiridos 10 pórticos e 45 tapetes sanitizantes, 14.600 máscaras, 12.400 pró-pés, 765 face shield, 3300 aventais e 48 termômetros, além de álcool gel, álcool liquido, agua sanitária, papel toalha, sabonete, entre outros itens. Ainda segundo a prefeitura, já está em licitação a compra de mais materiais. 

Foto: Emanuele Nicola

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também