Antônio Longo é Cidadão Bento-Gonçalvense
Radicado na Serra Gaúcha desde 1982, quando iniciou suas atividades na empresa bento-gonçalvense Cia. Apolo de Supermercados, o empresário Antônio Cesa Longo será homenageado em sessão solene na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, na próxima quarta-feira, dia 23. Natural de Porto Alegre, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) receberá, na cerimônia, o título de Cidadão de Bento Gonçalves, comenda entregue pela Câmara de Vereadores local para personalidades que se destacam em suas atividades e contribuem para o desenvolvimento do município.
A proposição, aprovada por unanimidade na Casa, é de autoria do vereador Valdecir Rubbo (PDT), em reconhecimento aos serviços prestados pelo supermercadista à comunidade da região. “Esta distinção oficializa meu amor pela Serra, já que, ao contrário do Super Apolo, que é genuinamente do município, eu infelizmente não tive a sorte de nascer em Bento”, diz Longo. Ao agradecer pela homenagem, o empresário explica que seu objetivo é “buscar o equilíbrio para o comércio, incluindo medidas que possibilitem uma maior atuação fiscalizadora, a fim de coibir a concorrência desleal e a desigualdade de condições entre as empresas”. Segundo ele, a homenagem da Câmara de Bento servirá como um estímulo para valorizar seu passado, experiências e oportunidades e seguir adiante.
Biografia e atuação
Neto de imigrantes italianos, Antônio Cesa Longo nasceu em 25 de julho de 1960, em Porto Alegre. Economista com pós-graduação em Gestão Empresarial e Administração em Marketing, é diretor da Companhia Apolo de Supermercados, com sede em Bento Gonçalves, onde atua desde 1982. Na empresa, passou por diversas funções, buscando o total conhecimento das diferentes fases e minúcias do autosserviço.
Laços históricos com o comércio
A ligação de Longo com o comércio iniciou cedo. Seu avô paterno chegou ao Brasil muito jovem, em 1917, e estabeleceu-se como comerciante em Porto Alegre. Devido às dificuldades da Segunda Guerra, viu-se obrigado a reconstruir tudo o que havia perdido, e expandiu suas atividades para o Litoral do Estado, ingressando nos ramos imobiliário e de transporte. Pelo lado materno, seu avô iniciou suas atividades atuando no comércio de um tio, em Antônio Prado, e em pouco tempo recebeu o comando do negócio.
O Super Apolo
Nascida e sediada em Bento Gonçalves, a Cia. Apolo de Supermercados atua desde 1970 na Serra Gaúcha. Atualmente, possui sete lojas no município e uma em Garibaldi, garantindo renda a mais de 400 famílias. Sob a gestão de Antônio Cesa Longo, a empresa posicionou-se entre as 25 maiores do setor supermercadista gaúcho. “Os méritos desta façanha certamente são de toda a diretoria e principalmente de nossos colaboradores, que dão o suporte para que possamos dividir nossa atenção entre empresa, família e entidade, um equilíbrio necessário”, avalia o dirigente.
Atividades de liderança
Em sua trajetória, Longo foi vice-presidente do CIC (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Exerceu, ainda, cargos de direção na Fecogêneros e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL). Hoje, é diretor da Federasul.
Além da atuação em diversas entidades ligadas à indústria, comércio e serviços, o empresário integrou o Lions Club e o Rotary Club de Bento Gonçalves, participou da construção do kartódromo Aristides Bertuol, na cidade, e foi diretor da Fundaparque – entidade que administra o Centro de Eventos de Bento Gonçalves.
A gestão na Agas
Depois de participar como diretor e vice-presidente, Antônio Longo assumiu, em dezembro de 2002, o cargo de presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Sua principal meta no primeiro mandato foi a interiorização da entidade, através da realização de convenções, feiras e jantares nos mais diferentes pontos do Rio Grande.
Após a consolidação dos eventos do Interior, Longo direcionou seu foco para a capacitação de gestores e colaboradores de supermercados, qualificando a mão-de-obra e aprimorando o atendimento do setor à população. Em nove anos de mandato, são mais de 17 mil profissionais treinados em projetos pioneiros que balizaram as ações de outras entidades do setor, como o curso superior de Gestão em Supermercados, a implantação de um supermercado modelo para treinamentos práticos, o Centro de Capacitação Agas, e principalmente a escola móvel “De olho no futuro”, seu projeto mais ousado, que percorre semanalmente o interior do Estado com cursos em uma carreta. O veículo, equipado com maquinários de padaria, açougue e auditório, permite a simulação de situações reais de um supermercado para aulas práticas com até 50 pessoas.
Também em sua gestão, a Expoagas consolidou-se como a maior feira varejista do Cone Sul, tendo movimentado, somente na edição de 2011, R$ 274,6 milhões em três dias de negócios. O crescimento da Revista Agas, criada em 1981 e primeira do setor a ser disponibilizada na íntegra também na internet, e da Nesletter Agas, enviada semanalmente a mais de 30 mil pessoas, são dois outros marcos de seu mandato à frente da entidade.
Atualmente, as atividades da Agas congregam, por ano, mais de 75 mil pessoas ligadas ao setor supermercadista e à indústria. Os principais pilares da gestão de Longo são a busca por igualdade de condições de competitividade para empresas de todos os tamanhos, a diminuição da informalidade, a simplificação da legislação tributária, a formação de mão-de-obra capacitada e o fortalecimento do setor supermercadista e da economia gaúcha. Desde janeiro de 2009, o supermercadista ocupa também o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Posicionamento político
Dedicado na busca por melhores condições para a classe empresarial, Longo vem participando, sistematicamente, de debates promovidos em esferas municipais, estaduais e federais. Suas constantes reivindicações ao poder público e sua atuação destacada pelo desenvolvimento econômico do Estado renderam-lhe distinções na Câmara Municipal de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do Estado, ambas em 2010, além de títulos como “Empresário do Ano” pela CIC de Bento Gonçalves e “Atacadista Honorário” pela Associação Gaúcha de Atacadistas Distribuidores (Agad).
Antônio Cesa Longo é casado com Margot Dreher e tem duas filhas, Vittória e Isabella. A cerimônia de outorga do título de Cidadão de Bento Gonçalves ocorre a partir das 19h.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa