Anvisa alerta sobre o uso incorreto de paracetamol para crianças
Diante do relato de erros de administração de doses de suspensão oral de paracetamol em bebês e crianças, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta nesta semana em que destaca os riscos de dosagens incorretas do remédio. Segundo a nota da Anvisa, o erro na administração do medicamento pode resultar em eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e até mesmo morte.
Entre as recomendações presentes na nota está a consulta a um profissional da saúde e a atenção às indicações da bula do medicamento sobre a dose máxima diária e o intervalo entre as doses sejam seguidas corretamente e de acordo com a orientação para cada faixa etária.
O alerta também orienta o uso do frasco ou seringa vendidos junto com o remédio, já que existem diferentes formulações líquidas do paracetamol e as diferenças dessas formulações pediátricas estão relacionadas à concentração e à dose a ser administrada.
O medicamento paracetamol para bebês, por exemplo, é uma suspensão oral, com concentração de 100mg/mL (miligrama por mililitro), normalmente acompanhado de uma seringa dosadora. Já o paracetamol para crianças é uma suspensão oral com concentração de 32mg/mL, acompanhada de um copo medidor. A Anvisa também reforçou que existe um risco associado ao uso de qualquer medicamento. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde.