Aos 86 anos de idade, morre o padre Francisco Mário Andognini, o padre Chico

Foi confirmada na manhã desta sexta-feira, dia 20, a morte do padre Francisco Mário Andognini, muito conhecido em Bento Gonçalves como padre Chico. Ele estava em tratamento contra um câncer e faleceu aos 86 anos de idade. 

O Prefeito Guilherme Pasin decretou luto oficial de três dias no Município em virtude da morte do Padre Chico. "A felicidade que tomou conta dos nossos corações com a abertura da Vindima nesta quinta foi apagada nesta manhã com a notícia da morte do querido padre Chico. Bento Gonçalves perde uma pessoa singular, que com simplicidade cativava todos. Que Deus o tenha, e conforte o coração daqueles que o cercavam com muito carinho", destaca.

Padre Francisco, filho de Hilário Andognini e Alba Marcantônio, era natural de Antônio Prado. Foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1954. Na Diocese de Caxias do Sul, atuou como cooperador no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, de 1955 a 1956; como cooperador e Assistente Eclesiástico do Círculo Operário na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, de 1957 a 1960; como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, de 1960 a 1963; como Capelão e professor no Hospital Dr. Del Mese, em Caxias do Sul, de 1964 a 1965; como Pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul, de 1965 a 1968; como Pároco da Paróquia São Roque, em Bento Gonçalves, de 1968 a 1990; e desde então residia em Bento Gonçalves. Em 13 de dezembro de 1991, o Padre Francisco Mário Andognini foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão de Bento Gonçalves, honraria concedida a personalidades de destacada importância na comunidade.

Foto: Dupla Notícia/Antônio Prado

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também