Aparelho de Eletrocardiograma laudado passa a ser utilizado no PA Zona Norte de Bento

Equipamento entrou em funcionamento na terça-feira, 11/02, e propicia maior agilidade e segurança na realização de exames

Aparelho de Eletrocardiograma laudado passa a ser utilizado no PA Zona Norte de Bento
Foto: Rodrigo De Marco

Na terça-feira, 11/002, o Pronto Atendimento Zona Norte (PA Zona Norte), no bairro São Roque, passou a contar com o funcionamento de um aparelho de Eletrocardiograma laudado.

O aparelho busca agilizar o atendimento, conectando as equipes médicas aos profissionais da Central de Telecardiologia do Hcor, em São Paulo. Com isso, os pacientes podem realizar os exames no PA Zona Norte, não sendo necessário encaminhamento até a UPA 24 horas, no bairro Botafogo.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Somente na terça-feira, sete pacientes já utilizaram o aparelho. O Eletrocardiograma foi adquirido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o programa federal Boas Práticas do HCor (Hospital do Coração de São Paulo), e o Ministério da Saúde.

  • Vinícola Garibaldi

Um dos grandes diferenciais do equipamento é que, através dele, os médicos podem utilizar o sistema de tele diagnóstico. Um médico, após realizar o exame, pode, por meio da internet ou transmissão telefônica, receber o traçado eletrocardiográfico com o laudo diagnóstico feito por um médico cardiologista especialista em traçados em até 10 minutos.

“O exame é realizado com maior segurança, com os médicos podendo discutir os casos com a telemedicina do HCor. É um programa que oferece maior segurança ao zoneamento, além de uma comodidade para quem necessita realizar o exame”, comenta a enfermeira e coordenadora da PA Zona Norte, Géssica Sanfelice.

O coordenador médico e RT do PA Zona Norte, Thiago Valério, enfatiza que “esse aparelho representa um avanço conquistado pela coordenação médica e Secretaria de Saúde, e soma na melhoria contínua à assistência prestada aos cidadãos do município. Isso demonstra que sempre é possível melhorarmos o atendimento e a saúde pública”.

Boas Práticas

O projeto “Boas Práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares” desenvolve o Programa de Tele-eletrocardiografia, com a rede de suporte remoto às ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em diversos municípios brasileiros.

O programa segue o plano de boas práticas clínicas em cardiologia, baseado na metodologia Get With The Guidelines da AHA (adaptado ao contexto brasileiro), nas recomendações contidas nas diretrizes da SBC e nas normativas do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é aplicado em sete hospitais definidos pelo Ministério da Saúde.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também