Aparelho de radioterapia está a caminho de Bento
Após quatro anos, a comunidade de Bento Gonçalves está bem próxima de ser beneficiada com o serviço de radioterapia, para o tratamento de câncer. O processo de importação, iniciado em 8 de novembro do ano passado, pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encontra-se na sua fase final. Dentro dos próximos dias, o acelerador linear fabricado pela empresa Varian Medical Systems desembarca no porto de Rio Grande.
Após será transportado para Novo Hamburgo (unidade de despacho) para o devido desembaraço, passando pela anuência dos órgãos de controle (Anvisa e Receita Federal), a previsão é de 30 a 45 dias para a liberação. Após o desembaraço, o equipamento segue rumo à cidade, sendo instalado no hospital Tacchini, iniciando assim, a etapa de testes e adequações. Estima-se que, no mês de novembro, o serviço poderá ser disponibilizado à comunidade bento-gonçalvense, através do Sistema Único de Saúde – SUS. O investimento para compra do equipamento foi de U$ 1.212.304,00, recurso oriundo da Consulta Popular 2006/2007, do Governo do Estado. O convênio a ser firmado entre o Município de Bento Gonçalves e a Associação Dr. Bartholomeu Tacchini está sob análise da assessoria jurídica da SMS.
“O caminho percorrido foi longo, mas hoje nos sentimos felizes em poder oportunizar aos pacientes a possibilidade do tratamento terapêutico em nosso Município, pois até então, o mesmo era disponibilizado em Caxias do Sul e Porto Alegre”, afirma o Secretário de Saúde, Ivanir José Zandoná. “Muitos esforços foram somados nessa conquista, importante salientar a dedicação da assessoria de Gabinete da secretaria municipal de Saúde, hospital Tacchini, secretaria municipal de Finanças, Cristian Mergen – Físico Médico, Celiberto Logística Internacional e Varian Medical Systems”, conclui.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br