Apenas 34% da população vacinável de Bento fez a terceira dose

Público jovem é que o menos buscou a dose de reforço. Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação para evitar agravamento da pandemia.

Apenas 34% das pessoas vacináveis de Bento Gonçalves fizeram a dose de reforço. A prefeitura municipal divulgou na quinta-feira, 24/02, a atualização dos dados da vacinação contra a Covid-19 em Bento, a qual apontou que 99.889 pessoas fizeram a primeira dose, 92.964 a segunda e apenas 37.504 pessoas buscaram a dose de reforço. O número de crianças de 5 a 11 anos vacinadas é de 2.310.


De acordo com a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio, o percentual de 34% preocupa. “Já temos a eficácia da vacina comprovada, tendo em vista esta onda que tivemos em janeiro e que não resultou em um reflexo de agravamento em internações. O número de contaminados foi infinitamente maior que tivemos em ondas anteriores e não se refletiu em agravamento, graças à cobertura vacinal. Então esse número nos preocupa, porque é baixo”, explica.


Apesar de várias ações de incentivo à vacinação – como Dia D, horários estendidos e aplicação aos fins de semana – a prefeitura pretende realizar mais campanhas de conscientização da comunidade. “Não podemos obrigar as pessoas a se vacinar, mas podemos fazer esse trabalho de sensibilização”, aposta a líder da pasta de Saúde.
De acordo com a secretária, os jovens são o público que menos procurou a terceira dose.

NÚMEROS
Dados divulgados no informe epidemiológico do Comitê de Atenção ao Coronavírus apontam que, até quarta-feira, 23/02, 33.847 pessoas já haviam sido contaminadas em Bento. Destas, 31.636 pessoas se recuperaram e 436 perderam a vida.