Apenas um caso de homicídio não foi solucionado
A Polícia Civil de Bento Gonçalves segue procurando pistas que possam levar à elucidação da morte de Jucelino Eleodoro da Silva, de 38 anos. O crime é o único entre os seis homicídios registrados em 2012 no município cuja investigação ainda não teve andamento. Nos demais já houve elucidação ou há suspeitos sendo investigados. Em comum, a maior parte dos assassinatos tem a motivação: quatro dos seis podem ter sido acerto de contas, segundo o que a polícia apurou até o momento.
Até agora cinco pessoas foram detidas e um autor responderá pelo crime em liberdade. A polícia ainda aguarda o resultado da perícia para explicar a morte do adolescente Volmar Júnior Pereira de Lima, de 12 anos, morto no dia 18 de fevereiro com um tiro na cabeça quando manuseava a arma do padrasto.
Os índices de violência na cidade aumentaram consideravelmente neste ano. Nos primeiros três meses houve um crescimento de 100% no registro de homicídios, uma vez que no mesmo período do ano passado, foram registrados três assassinatos. E, durante todo o ano de 2011, nenhum roubo seguido de morte, contra um em 2012.
Em três dos casos deste ano, a arma utilizada foi uma faca, duas pessoas acabaram perdendo a vida através de arma de fogo e uma pessoa foi morta por enforcamento. Entre os autores dos homicídios, dois adolescentes, de 17 anos de idade, foram identificados e detidos. Eles permanecem internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul, onde devem ficar por até três anos. O último homicídio, ocorrido no dia 21 no bairro Santa Helena, está prestes a ser desvendado. A polícia já possui a identificação dos suspeitos.
Além dos assassinatos, duas pessoas foram encontradas mortas em via pública. Para o delegado Álvaro Pacheco Becker, titular da 2ª Delegacia de Polícia, a principal hipótese, nos dois casos, é de morte natural. Além deles, o jovem Júlio César Speranza, de 21 anos, perdeu a vida após um acidente de trabalho.
Homicídios 2012
Data: 16 de janeiro
Vítima: David Queiroz
Idade: 21 anos
Local do crime: bairro Municipal
Andamento da investigação: Assassinado a facadas em frente a uma residência. Foi encontrado morto por moradores do bairro. A investigação está a cargo da 2ª DP. O autor, que teria sido roubado pela vítima, já está identificado e responderá ao processo em liberdade. O inquérito já foi remetido à Justiça
Data: 24 de janeiro
Vítima: Jucelino Eleodoro da Silva
Idade: 38 anos
Local do crime: avenida Osvaldo Aranha
Andamento da investigação: Encontrado com ferimentos à faca em frente à prefeitura. Faleceu dois dias depois, devido à gravidade das lesões. A 1ª DP continua a investigação do caso, mas ainda não possui pistas.
Data: 18 de fevereiro
Vítima: Volmar Júnior Pereira de Lima
Idade: 12 anos
Local do crime: Prainha da Amizade, localidade de Passo Velho
Andamento da investigação: O adolescente foi morto com um tiro na cabeça. A 1ª DP aguarda o resultado da perícia para esclarecer o fato.
Data: 19 de fevereiro
Vítima: Jéssica Fernanda Alves Brazeiro
Idade: 20 anos
Local do crime: bairro Fátima
Andamento da investigação: Foi morta pelo ex-namorado a facadas, na frente do filho do casal. O acusado tentou se matar, mas não conseguiu. Permaneceu 12 dias internado no hospital e desde o dia 2 de março está detido no Presídio Estadual de Bento Gonçalves. O caso foi investigado pelo Posto da Mulher. O autor foi autuado por homicídio qualificado, por motivo fútil. O inquérito já foi remetido à Justiça.
Data: 12 de março
Vítima: Juliano Bellini
Idade: 33 anos
Local do crime: Linha Zemith
Andamento da investigação: Morto por enforcamento por três adolescentes, dois de 17 e um de 18 anos. Os menores foram internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul, onde devem ficar por até três anos. O terceiro acusado, de 18 anos, está detido no Presídio de Bento Gonçalves. A 1ª DP ainda investiga a motivação do crime e a participação de mais pessoas no assassinato.
Data: 21 de março
Vítima: Raul Alonço dos Reis
Idade: 53 anos
Local do crime: bairro Santa Helena
Andamento da investigação: O auxiliar de serviços gerais foi morto com diversos disparos de arma de fogo, em frente à casa onde morava, no início da manhã. Agentes da 2ª DP já possuem a identificação dos suspeitos do crime, que teriam chegado à casa da vítima em uma motocicleta. Apesar da pista, testemunhas continuam sendo ouvidas na tentativa de elucidar os motivos do assassinato.
Latrocínios 2012
Data: 14 de janeiro
Vítima: Clóvis Carlos Correa
Idade: 74 anos
Local do crime: bairro Juventude
Andamento da investigação: Morto a facadas no interior da casa onde morava. O autor foi detido pela Brigada Militar oito dias após o crime. Contra o acusado havia um mandado de prisão temporária, solicitado pelo delegado da 2ª DP, responsável pelo caso. O autor permanece detido no Presídio Estadual de Bento Gonçalves e o inquérito já foi remetido à Justiça
Reportagem: Katiane Cardoso e Greice Scotton
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa