Apenas uma escola de Ensino Médio do estado já retornou às aulas presenciais em Bento
A previsão da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) era de que as aulas no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Bento Gonçalves retornassem gradativamente ao longo desta semana. Entretanto, até o momento, apenas o Colégio Bom Retiro retomou o ensino presencial. No local, cerca de 30 alunos voltaram pela manhã e sete à noite, ainda na terça-feira, 27/10. Na mesma data, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou a testagem dos professores e funcionários do Bom Retiro, do Mestre Santa Bárbara, do Landell de Moura, do Dona Isabel, do Cecília Meireles e do Colégio Imaculada Conceição. Conforme a prefeitura, quatro profissionais tiveram exame positivo para coronavírus.
No Colégio Landell de Moura, esse foi um dos impeditivos para o retorno presencial. De acordo com a diretora, Rosalice Rossetti Morbini, três professores testaram positivo para a COVID-19 e dois professores estão afastados por pertencerem ao grupo de risco, o que prejudica o quadro de funcionários da escola. Além disso, a diretora afirma que não há EPIs suficientes para o retorno presencial. “Não temos previsão ainda e estamos aguardando orientação da nossa mantenedora [o estado]. Mas seguimos com plantão na escola todos os dias, para atendimento aos pais e alunos e para retirada das atividades. E as aulas remotas continuam”, afirma. A falta de EPIs também é um problema no colégio Conceição, que não tem previsão de retorno.
No Mestre Santa Bárbara, no Dona Isabel e no colégio Cecília Meireles as aulas presenciais devem ser retomadas na próxima terça-feira, 03/11. Isso porque eles aguardam o cronograma de transporte dos estudantes, que é disponibilizado pelo município e que deverá ser liberado apenas na semana que vem para os alunos da rede estadual. Outras justificativas para o adiamento do retorno estão ligadas ao quadro de funcionários, que acabou sendo modificado ao longo da pandemia, e à falta de EPIs.
No Mestre, deverão retornar 97 estudantes no turno da manhã e 15 à noite. No Dona Isabel, até o momento 30 alunos indicaram que irão voltar às aulas pela manhã e 8 à noite. Já no Cecília, cerca de 30 alunos retornam no turno da manhã e quatro à noite.
Para o Ensino Fundamental, a previsão segue o cronograma do Estado, com retorno previsto para o dia 12/11.