Após 31 dias em greve, bancários voltam ao trabalho nesta sexta-feira em Bento Gonçalves
A greve dos bancários que atingiu agências de todo o país completou um mês na última quarta-feira, dia 5, e foi a maior paralisação da categoria desde 2004. Em assembleia realizada na quinta-feira, dia 6, os bancários decidiram aceitar as propostas e, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (SEEB/BG), o atendimento deve ser retomado normalmente nesta sexta-feira, dia 7.
Em Bento, as agências do Banco do Brasil (Centro), Caixa Econômica Federal (Centro, Osvaldo Aranha e 13 de Maio), Santander, Bradesco (Centro), HSBC e Itaú paralisaram totalmente as atividades. As agências do Banrisul (Centro e Osvaldo Aranha) tiveram adesão parcial. A estimativa é que 60% dos bancários do município tenham aderido à greve, na avaliação do sindicato.
Segundo o SEEB/BG, na negociação foram aceitos, entre outros benefícios, 8% de aumento, abono de R$ 3,5 mil, 15% de aumento na cesta-alimentação e 10% no auxílio-alimentação e abono de todos os dias parados, além da proposta de, no próximo ano, reposição da inflação acrescida de 1%.
Foto: Jonathan Zanotto/Arquivo SERRANOSSA