Após apreensões de drogas na Serra Gaúcha, Polícia Federal cumpre mandados em SC e PR
Na manhã desta quinta-feira (17/12), policiais federais cumpriram oito ordens judiciais em operação para desarticular dois grupos especializados no tráfico internacional de drogas na região Sul do Brasil. As investigações tiveram início em abril deste ano, a partir de apreensões de mais de uma tonelada de maconha na Serra.
São quatro mandados de busca e apreensão sendo cumpridos por 40 policiais nos municípios paranaenses de Santa Teresinha do Itaipu (3) e em Terra Roxa (1), além de um mandado de prisão de um dos investigados que está foragido, após ser condenado por tráfico de drogas. De acordo com a PF, houve ainda, uma prisão em flagrante por contrabando de cigarros em Santa Teresinha do Itaipu durante as ações para cumprimentos de mandados.
Na terça-feira (15/12), houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Camboriú (SC). Na quarta-feira (16/12), policiais federais cumpriram um mandado de busca no município de Cruzeiro do Sul (PR). Segundo a Polícia Federal, as buscas nessas localidades foram antecipadas para evitar mobilidade dos investigados, que passam a maior parte do tempo em deslocamento em razão da atividade criminosa.
A partir da apreensão de maconha na Serra, foram realizadas análises de material genético coletado em um veículo onde havia droga. Desde então, foi possível obter a identificação de um integrante e, com isso, mapear outros membros dos grupos. A droga era adquirida no Paraguai. Os investigados responderão inicialmente pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Na semana passada, outra operação da Polícia Federal teve relação com a Serra. No último dia 10, a Polícia Federal em Caxias informou que uma organização encaminhou para a Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre mais de uma tonelada e meia de cocaína para distribuição, além de ter enviado para o Exterior pelo menos R$ 25 milhões como pagamento pelas substâncias.