Após cirurgia para retirada de tumor medular, menino bento-gonçalvense recebe alta

A cirurgia de Luiz Felipe Strada Rodrigues, de um ano e meio, para retirada de um tumor medular foi bem-sucedida e ele já está em casa. O procedimento foi realizado no dia 21 de junho, no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre. 

A mãe do menino, a costureira Elizete Strada, moradora do bairro São João, explica que embora fosse esperada uma cirurgia complicada, tudo ocorreu bem. Luiz Felipe apenas precisou ficar sedado na UTI por conta do repouso necessário após o procedimento. Ele recebeu alta no último sábado, dia 30. “Já estamos em casa. Ele está engatinhando e fazendo tudo o que fazia antes”, conta. Na próxima semana ele voltará à capital para a retirada dos pontos. A partir de então a família iniciará o restante do tratamento, necessário por conta das complicações em outros órgãos ocasionadas pelo tumor. 

A má formação foi descoberta logo após o nascimento, mas o diagnóstico veio apenas no quinto mês de vida. Tratava-se de um tumor próximo à medula, que comprometia outros órgãos, como intestino e bexiga – que necessitarão de tratamento contínuo. Além disso, ele também não tem sensibilidade nos pés e perdeu a movimentação do pé direito, o que implicará na necessidade de uso de órtese. A mãe explica ainda que será necessário acompanhamento periódico, pois até os 12 anos os problemas na medula podem voltar a ocorrer.  Ele não teve nenhuma sequela neurológica.

O caso do garoto gerou mobilização da comunidade de Bento Gonçalves e região para angariar fundos para custear o procedimento. Embora as campanhas realizadas tenham arrecadado cerca de R$ 60 mil, a família conseguiu judicialmente a garantia de que o plano de saúde Tacchimed custeasse a cirurgia. As doações serão usadas para o restante dos tratamentos necessários. 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também