Após mais de 160 prefeituras não terem solicitado Auxílio Reconstrução, governo prorroga prazo
O Governo Federal prorrogou até 12 de julho o prazo para as prefeituras dos municípios gaúchos cadastrarem novas famílias no Auxílio Reconstrução. Ao todo, 444 cidades estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigentes e podem solicitar o valor de R$ 5,1 mil para cada família residente em área efetivamente atingida pelas enchentes. Até o momento, 166 cidades ainda não pediram o benefício. O prazo encerraria na terça-feira, 25/06.
“Tomamos a decisão conjunta de estender esse prazo até 12 de julho. Esperamos que nesse prazo as prefeituras cadastrem as pessoas. Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, afirmou o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, em coletiva de imprensa no fim da tarde de terça.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) destaca que as análises das famílias já cadastradas e com direito ao benefício e, consequentemente, os pagamentos do Auxílio vão continuar após o dia 12 de julho até a finalização de todos os processos.
As prefeituras devem cadastrar os dados das famílias na página do Auxílio Reconstrução e, após análise do sistema, o responsável familiar precisa confirmar as informações no mesmo site. Na sequência, a Caixa Econômica Federal realiza o depósito em conta. Até o momento, 256,7 mil famílias de 115 municípios foram aprovadas no benefício, sendo que 226,5 mil estão com o dinheiro na conta, o que totaliza mais de R$ 1,1 bilhão.
Bento Gonçalves
Segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, até o momento, ao todo, 874 cadastros foram realizados para o recebimento do benefício. O valor ainda não foi depositado.
Para atender as famílias bento-gonçalvenses que se enquadram neste auxílio, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) está recebendo as inscrições no Complexo Administrativo (Rua 10 de novembro, 190, bairro Cidade Alta).
Para realizar o cadastro, o responsável familiar deve informar o endereço de sua moradia e os dados de quem reside no local. É obrigatório, no momento do cadastro, que o solicitante tenha o CPF de todos os integrantes da família.
Posteriormente, os cidadãos que fizeram a solicitação do apoio financeiro devem acessar o site do Governo Federal e clicar em Sou Cidadão para confirmar as informações.
*Com informações de Agência Gov