Após viver mais de 50 anos em aquário, orca Lolita morre em Miami

O Miami Seaquarium afirmou que ficará fechado neste sábado, 19/08, para que os funcionários “reflitam sobre a vida e o legado de Lolita”

Foto: Miami Seaquarium

A famosa orca Lolita, que passou cinco décadas no Miami Seaquarium, gerando uma longa batalha de ativistas que lutavam pela sua libertação, não chegou a voltar ao mar. Lolita morreu na sexta-feira, 18/08, segundo um anúncio do aquário da Flórida nas redes sociais.

Ano passado, Lolita deixou de se apresentar ao público devido a problemas de saúde.

Lolita não passava bem há dois dias e estava sendo tratada por uma equipe do aquário. Segundo o Miami Seaquarium, a provável causa da morte seria um problema renal.

“Apesar de ter recebido o melhor atendimento médico possível, ela morreu na tarde de hoje [sexta-feira], do que se acredita ter sido um problema renal”, publicou o Miami Seaquarium na rede social X, antigo Twitter.

Ao longo dos últimos anos, o movimento para libertá-la foi ganhando força até que, em março deste ano, a prefeitura local anunciou planos para transportar a orca de volta ao oceano, na costa do estado de Washington, nos próximos dois anos.

O Miami Seaquarium afirmou pelas redes sociais que ficará fechado neste sábado, 19/08, para que os funcionários “reflitam sobre a vida e o legado de Lolita”.