Após prisão de policial no presídio de Caxias, GAECO faz limpa na penitenciária

Após prisão de policial no presídio de Caxias, GAECO faz limpa na penitenciária em busca de drogas, celulares e documentos ilícitos no sistema prisional

Após prisão de policial no presídio de Caxias, GAECO faz limpa na penitenciária.
Pente fino no Presídio Regional de Caxias do Sul.

Após a prisão de um policial penal no Presídio Regional de Caxias do Sul (RS) no dia 21, o GAECO realizou nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, a Operação Rescaldo. O objetivo da ação é localizar novas provas e retirar materiais ilícitos do sistema prisional, tanto no Presídio Regional de Caxias do Sul (RS) quanto na Penitenciária Estadual de Rio Grande (RS). A operação mobilizou agentes do GAECO/MPRS, da Polícia Penal e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Além disso, contou com o apoio das Delegacias Regionais da Serra e Sul do Estado, assim como da Corregedoria.

Relembre o caso

Na semana passada, um policial penal foi preso em flagrante por tráfico de drogas dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul (RS). Ele transportava drogas e foi abordado pelo GAECO durante o retorno de uma escolta, na presença do delegado regional e dos diretores da unidade. Na ocasião, foram apreendidos quatro tabletes de maconha e cocaína, R$ 18 mil em espécie e dois celulares, armazenados em armários utilizados pelo policial dentro do presídio, o que confirmou as suspeitas levantadas durante a investigação.

Operação Rescaldo

Na operação desta quinta-feira, o GAECO também focou na apreensão de documentos, celulares e drogas na Penitenciária Estadual de Rio Grande (RS), reforçando a investigação sobre tráfico de drogas, corrupção de agentes públicos e possíveis ligações com o crime organizado. Todo o material será encaminhado para perícia e análise pelo Núcleo de Inteligência (NIMP) do MPRS.

A Operação Rescaldo é um desdobramento da prisão do policial penal em 21 de agosto, que resultou na prisão preventiva do investigado.

Após prisão de policial no presídio de Caxias, GAECO faz limpa na penitenciária.
GAECO, Polícia Penal e GIR vasculhando cada canto da Penitenciária de Caxias do Sul

A ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes, do 5º Núcleo Regional do GAECO — Serra, e contou com a participação do coordenador estadual do GAECO, promotor André Dal Molin.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também