Após quatro anos de queda, número de processos trabalhistas volta a crescer em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves tem atualmente 3.873 processos trabalhistas tramitando em primeiro grau, 525 no segundo grau (recursos ordinários) e 609 com recurso de revista interposto para o Tribunal Superior do Trabalho (instância extraordinária). O número é um pouco maior do que em 2018 e voltou a crescer após quatro anos de queda.

Essa redução nos últimos quatro anos pode ser atribuída, de acordo com o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, que esteve em Bento Gonçalves nesta semana, à reforma trabalhista. “As novas regras retraíram o número de reclamatórias trabalhistas. É uma questão que divide opiniões. Mesmo assim, a Justiça do Trabalho não perdeu o ritmo. Aproveitamos que houve essa diminuição no número de processos e pautas e trabalhamos para reduzir também o estoque de sentenças”, garante.

 


Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo

 

Ainda segundo o desembargador, 50% dos casos no Rio Grande do Sul são resolvidos por meio de conciliação, um dos maiores índices do Brasil. “As audiências de conciliação visam solucionar o litígio por meio de acordo entre as partes, resolvendo o processo na hora e evitando que a ação se prolongue. É uma solução de ótima qualidade que tem, inclusive, índices bem maiores de cumprimento de sentença, em torno de 80 a 90%, contra 60% dos processos em que não há essa conciliação”, detalha.

 


 

Outros números:

Processos tramitando em fase de conhecimento (aguardando julgamento sobre o mérito dos pedidos, no primeiro grau): 1.749

Processos tramitando em fase de execução (aguardando pagamento dos direitos já reconhecidos em juízo): 2.124

Número de processos de Bento Gonçalves em fase de recurso ordinário (segundo grau): 525

Número de processos de Bento Gonçalves em fase de recurso de revista (aguardando subir para o TST): 609

Precatórios pagos por entes públicos na Justiça do Trabalho de Bento Gonçalves, em 2019: R$ 788,6 mil