Após quatro meses de restauro, igreja Cristo Rei abre as portas para cristãos
A pandemia trouxe momentos de angústia e tristeza para muitas pessoas, mas também possibilitou avanços positivos na sociedade. Na Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves, os últimos quatro meses foram de intensa atividade em prol da fé. Após ter que fechar suas portas por conta do Coronavírus, a equipe da paróquia decidiu aproveitar o momento para restaurar o interior da igreja. Desde então, as missas estavam sendo realizadas na antiga Ação Social Cristo Rei, hoje Caritas Cristo Rei, na rua Duque de Caxias.
Nesta sexta-feira, 09/10, a igreja foi reaberta para os fiéis. Os restauros compreenderam toda a pintura externa, feita pelo pintor Irani Milani, e restauração de oito pinturas (afrescos), pelo pintor artístico Rui Estefani. De acordo com o profissional, as pinturas presentes no alto da igreja foram renovadas para que se tornassem mais harmônicas. “Agradeço ao padre e à comissão que depositaram essa confiança em mim. É algo quer só deixa a gente orgulhoso. Chegar nessa idade e deixar uma coisa dessas para o futuro”, comenta o pintor.
Também foram feitos novos arabescos e gregas, além da troca de toda a rede elétrica e da limpeza e pintura do chão da igreja. “Desde o início pensamos que as pinturas e o conjunto da obra deveriam ser com sutiliza, com simplicidade e harmonia, a fim de colaborar na espiritualidade e na participação das pessoas”, declara o padre Gilmar Paulo Marchesini. Outra novidade é a pintura da imagem do Espírito Santo, feita atrás do altar principal, a fim de complementar a imagem de Jesus Cristo. “Como já dizia São Francisco de Assis, ao ser perguntando sobre a beleza das igrejas: ‘Para Deus, sempre tem quer ser o melhor”, completa o padre.
A igreja Cristo Rei foi inaugurada em 1954, por Dom Benedito Zorzi. Dois anos depois, os formosos vitrais tornaram a construção ainda mais significativa para a comunidade. Atualmente, com as novas obras de restauro, eles recebem ainda mais destaque aos olhos dos fiéis. “Agradecemos a todos os colaboradores. Queremos recordar, de modo especial, os dizimistas, a Associação de Santa Ana, os casais festeiros, os ex-festeiros e os colaboradores. Expressamos a gratidão a todos, através das nossas orações, desejando muitas bênçãos em nome de Cristo Rei e Nossa Senhora de Fátima. Em nome de toda a Paróquia Cristo Rei, a benção para todos”, agradece Gilmar.
Uma missa solene para comemorar o restauro será realizada no dia 22/11, contando com a presença do Bispo Dom José Gislon, da Diocese de Caxias do Sul.
Os horários de abertura da igreja Cristo Rei são: segundas-feiras das 14h30 às 16h (momento de oração); terças, quartas e quintas-feiras, das 11h às 19h; sextas-feiras das 9h às 17h; sábados das 9h às 19h e nos domingos das 13h às 19h.
Solidariedade sempre presente
Mesmo ao longo do período de restauro e de restrições devido à pandemia, a Paróquia Cristo Rei não deixou de lado suas atividades solidárias. Atualmente, por meio da Caritas Cristo Rei, 350 famílias do município estão sendo amparadas materialmente e espiritualmente. No espaço, cerca de 20 voluntárias trabalham no recebimento de doações (de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrodomésticos, alimentos, etc), na separação das peças e posterior entrega às pessoas necessitadas.
Além disso, algumas roupas são comercializadas por um valor acessível, a fim de adquirir alimento para as famílias inscritas, tendo em vista o pouco recebimento desse tipo de doação. As famílias cadastradas são ligadas à Pastoral da Criança, presente nos bairros Municipal e Pomarosa, e que atende 210 crianças. “Esse é outro trabalho bonito desenvolvemos, a fim de garantir o desenvolvimento saudável de crianças até os sete anos”, explica o padre Gilmar. Dessa forma, no primeiro sábado de cada mês, voluntários vão até as sedes da Pastoral nesses locais para entregar doações, conversar com os pais e as crianças, levar conhecimento acerca de assuntos diversos e palavras de acolhimento.
A Caritas também realiza mensalmente a entrega de 40 sacolas de alimento para a Casa Pão dos Pobres, da Paróquia Santo Antônio, com o objetivo de atender a comunidade de imigrantes e indígenas do município. Ainda, são auxiliados mensalmente os recicladores da Associação Jardim Glória e o Lar para idosos Luchese.
A Paróquia recebe doações todas as quartas-feiras, das 13h às 16h, diretamente na Caritas Cristo Rei (rua Duque de Caxias, bairro Cidade Alta). Também está sendo feita uma campanha especial, durante o mês de novembro, com o objetivo de arrecadar, em especial, fraldas, alimentos e brinquedos para a Pastoral da Criança.