Após queda em banheiro, Lula já voltou ao trabalho

O presidente sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada

Após queda em banheiro, Lula já voltou ao trabalho
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) se reuniu na segunda-feira, 21/10, no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República. Ele se encontrou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência, Celso Amorim, para conversar sobre a agenda política nacional e internacional nos próximos dias.

Este foi o primeiro compromisso do presidente após o acidente doméstico sofrido no sábado, 19/10. Lula caiu no banheiro e precisou levar cinco pontos. Em função do acidente, o presidente não viajou para a Cúpula dos Brics, que vai ser realizada na Rússia nesta semana. A delegação brasileira já está em Kazan, e é comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

“Primeiro, quero dizer que o presidente está muito ativo, super bem, mantendo contato direto com o ministro Mauro (Veira, das Relações Exteriores), que está representando o Brasil na reunião dos Brics, passando orientações. Bastante tranquilo”

“O presidente em nenhum momento teve qualquer tipo de perda de consciência, desorientação. Ele mesmo que buscou o socorro naquele momento e a equipe médica também fez todos os exames de acompanhamento. Então o protocolo de acompanhamento, o cancelamento da viagem foi por orientação correta da equipe médica”, afirmou o ministro Padilha após a reunião.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Lula mantém contato constante com o ministro Mauro Vieira e deve participar do encontro da cúpula por videoconferência.

“O presidente mantém contato com o ministro Mauro Vieira. Deve ainda ter participações durante a reunião dos Brics. Ainda não está definido qual o momento. Deve manter contatos telefônicos com o ministro”.

“Quero passar uma mensagem de tranquilidade, de que de fato foi cancelada a viagem por determinação médica para manter essa observação, para evitar uma viagem muito longa. São várias horas de viagem até onde seria a reunião dos Brics. Orientação médica é de evitar neste momento uma viagem de avião, que é uma viagem extremamente longa, trabalhar num fuso horário diferente, estar em um outro pais”, explicou Padilha

Segundo o ministro Mauro Vieira, os encontros bilaterais para discutir a cooperação entre os países, que estavam previstos com a ida de Lula à Rússia, estão mantidos.

‘Presidente está bem’, diz médico

O cardiologista Roberto Kalil Filho, que atendeu o presidente no sábado, afirmou que Lula está liberado para realizar atividades normalmente. “O trauma não foi pequeno, o trauma foi grande na região occipital. Tanto é que ele teve inclusive um ferimento corto-contuso, teve que dar ponto e tudo. Mas mais do que isso, o que mostra que a queda, que o trauma foi importante, foi que você teve esse chamado contragolpe, teve pequena hemorragia cerebral, na região temporo-frontal do encéfalo”.

“É um quadro que exames deverão ser repetidos durante a semana. Qualquer sangramento cerebral, de uma maneira teórica, ele pode aumentar nos dias subsequentes. A observação é importante. Agora eu digo que o presidente está bem, pode ter atividades normais, porém a equipe médica contraindicou um voo de longas horas”, disse o médico em entrevista ao canal GloboNews.

Você pode gostar também