Após redução de leitos, UTI do Tacchini opera com quase 90% de ocupação

Nesta segunda-feira, 14/09, o Hospital Tacchini está operando com quase 90% de ocupação nos leitos de UTI Adulto. São 40 pessoas internadas, sendo 12 pacientes confirmados com a COVID-19 (30%) e 4 com suspeita da doença. 


Fonte: Governo do estado
 

A alta na taxa de ocupação é registrada dias após a redução de cinco leitos de UTI na unidade de saúde. Desde o mês de junho, o Tacchini vinha trabalhando com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – 10 exclusivos para a COVID-19 e custeados pelo governo federal. Entretanto, com a redução da demanda, o hospital passou a operar com 45 desde o dia 29/08. A decisão de reduzir o número de leitos, conforme a assessoria do hospital, foi tomada em conjunto com o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus (formado pela prefeitura municipal, pela Associação Médica de Bento Gonçalves (Ameb), pelo Tacchini e pela Unimed). 

“Em julho do ano passado começamos a planejar o aumento de 20 para 30 leitos de UTI Adulto. As obras de ampliação finalizaram em abril desse ano. Mas com a chegada da pandemia, criamos um plano B, que aumentava a quantidade para 40 leitos, e o plano C, que ampliava para 50. Em um primeiro momento, reduzimos para 45. Estamos observando o andamento para saber se podemos consolidar essa reconfiguração, diminuir outros 5 ou até mesmo voltar para 50 leitos. A demanda é quem vai dizer", explica o superintendente do Tacchini, Hilton Mancio. “Os leitos de UTI são estruturas que custam caro e não pode ficar ociosas. Para manter esses leitos ativos, existe uma estrutura toda de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, higienização, entre outros profissionais. Somente em folha de pagamento, 10 leitos de UTI custam mais de R$ 300 mil por mês”, complementa.

Dessa forma, atualmente o hospital conta com 23 leitos de UTI SUS e 22 destinados a planos e atendimentos particulares. Dos 23 leitos SUS, 10 são exclusivos para a COVID-19. 

Ainda de acordo com a assessoria do Tacchini, o Ministério da Saúde renovou por mais 30 dias os 5 leitos SUS de UTI Adulto COVID-19 (conforme portaria) que estavam vencendo no início de setembro. Dessa forma, os 10 leitos de UTI SUS COVID estarão habilitados até o início de outubro.